1° Concurso Internacional de Gastronomia da Tríplice Fronteira – Campus Foz do Iguaçu

1° Concurso Internacional de Gastronomia da Tríplice Fronteira

O 1° Concurso Internacional de Gastronomia da Tríplice Fronteira foi pensado por escolas de gastronomia de Foz do Iguaçu e região, com o principal objetivo de valorizar a gastronomia regional. Também é foco do evento divulgar a formação profissional do ramo, divulgar as instituições de ensino e valorizar o ensino da gastronomia local. São responsáveis pela realização do evento: Instituto Federal do Paraná campus Foz do Iguaçu, Senac, IGA Ciudad del Este e Uniamérica.

Para chegar na final, as equipes participaram de etapa seletiva que ocorreu em cada instituição, como forma de seleção dos melhores pratos para o concurso. As seleções foram disputadas e ótimos pratos foram apresentados.

As equipes são compostas por alunos de cursos técnicos em cozinha, cursos superiores em gastronomia e cursos de formação gastronômica. Os discentes tiveram a missão de criar pratos que demonstrassem as três cozinhas regionais – Brasil, Paraguai e Argentina, e além de demonstrar técnicas gastronômicas apuradas, os preparos deverão ser contextualizados e devidamente justificados de acordo com o tema.

O júri do concurso será composto por personalidades da gastronomia da região da tríplice fronteira, e serão responsáveis por avaliar o conceito do prato, técnicas executadas, sabor, aroma, apresentação, entre outros critérios.

O evento conta com apoio da Abrasel Oeste Paraná, Alffainox, Vro Indumetaria Gastronômica e Shopping Catuaí Palladium.

Com a realização deste concurso, espera-se que a gastronomia local seja valorizada e que o público em geral compreenda a importância da formação profissional.

A final do concurso acontecerá no dia 29 de setembro, a partir das 17h, na praça de alimentação do Shopping Catuaí Palladium.