Seu browser não suporta JavaScript!

Portal Portal Padrão Barra de Identidade Visual do Governo Federal na Internet - APLICAÇÃO do Governo Brasileiro
Página Principal Principal » asdCurso Técnico em Informática realiza mesa-redonda “Mulheres na Informática”

Curso Técnico em Informática realiza mesa-redonda “Mulheres na Informática”

Publicado em 8 de março de 2018

Em alusão ao mês das mulheres, o Curso Técnico em Informática do Instituto Federal do Paraná – Campus Foz do Iguaçu vai realizar no dia 19 de março, às 10h, a mesa-redonda “Mulheres na Informática”.

TI é coisa para homem”, “mulher não sabe programar”, “mulheres não têm competência na área tecnológica”. Muitos são os preconceitos que ajudam a perpetuar o estereótipo de que mulheres não possuem aptidão para trabalhar com informática, computação e outros setores que lidam diretamente com tecnologia. Para refletir essa situação e motivar as atuais alunas, o Curso Técnico em Informática do Instituto Federal do Paraná – Campus Foz do Iguaçu vai realizar no dia 19 de março, às 10h, a mesa-redonda “Mulheres na Informática”.

O coordenador do evento, professor Evandro Cantú, explica que muitas das alunas que ingressam no curso de Técnico em Informática desistem do curso ou não permanecem na área quando se formam, escolhendo outras carreiras distintas ao ingressar no ensino superior. Para tentar reverter esse quadro, ex-alunas, alunas estagiárias e professoras atuantes nesta área foram convidadas a relatar suas experiências, apresentando dificuldades e superações.

Mediada pela professora do curso, Juliana Benacchio, a mesa terá as seguintes participantes: Khadije Elisa Lopes El Zein; Stephani Caroline; Nathiely Moraes; Isadora Scussel Farias; e Gabriela Toffanetto. Clique aqui e saiba mais sobre as convidadas.

A mulher e a informática em números – Além do preconceito, a carência de modelos femininos a serem seguidos também ajuda a afastar as mulheres da área. Segundo dados do Censo da Educação Superior, nos últimos anos, as mulheres brasileiras perderam representatividade nos cursos relacionados à computação e, em 2013, passaram a representar apenas 15,53% dos ingressantes. Destas, apenas 13,6% chegam a concluir o curso.

No Campus Foz do Iguaçu do IFPR não é diferente. Há, atualmente, 155 alunos matriculados no curso Técnico em Informática, sendo 100 homens e 55 mulheres. Já no curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas são 121 homens e 14 mulheres matriculadas. A expectativa dos professores é de que esses números possam ser mudados e que a representatividade feminina seja cada vez mais presente nas áreas tecnológicas.

SERVIÇO

Mesa-redonda “Mulheres na Informática”

Data: 19/03/2018 (segunda-feira)

Horário: 10h às 12h

Local: Biblioteca

 

 

Galeria de Imagens