Estudante do IFPR acende a Tocha Olímpica em Foz do Iguaçu – Campus Foz do Iguaçu

Estudante do IFPR acende a Tocha Olímpica em Foz do Iguaçu

Izadora Noro da Silva, estudante do terceiro ano do Curso Técnico em Edificações, participou, nesta quinta-feira (30) , da cerimônia de acendimento da Tocha Olímpica, que iniciou o revezamento no município de Foz do Iguaçu às 15h30, no Batalhão do Exército.

Izadora representou o IFPR e os estudantes de todo o município, tendo sido escolhida através de concurso de redação, o qual contou com a participação dos alunos do Ensino Médio do Campus Foz do Iguaçu, tendo como tema “Brasil e Jogos Olímpicos”.

A Tocha Olímpica

A chama olímpica, que representa a paz, a união e a amizade,  é acesa nas ruínas do Templo de Hera, na Cidade de Olímpia e uma vez acesa, a chama é conduzida por meio de tochas, em um grande revezamento, até a cidade-sede dos Jogos, sendo o Rio de Janeiro a cidade anfitriã dos Jogos Olímpicos em 2016. Na rota, uma série de festividades anunciam a chegada do evento. O revezamento termina com o acendimento da pira Olímpica na cerimônia de abertura.

Este ritual iniciou na Grécia Antiga, onde o fogo era considerado elemento divino. As chamas eram acesas por meio de uma “skaphia” – espécie de espelho côncavo que converge os raios do sol para um ponto específico.

Saiba mais na página das Olimpíadas www.rio2016.com.