Reflexões sobre o dia da Consciência Negra – Campus Foz do Iguaçu

Reflexões sobre o dia da Consciência Negra

Na terceira semana de novembro, em reflexões sobre o dia da Consciência Negra, em cada turma do IFPR-Campus Foz do Iguaçu, foram efetuadas dinâmicas de sensibilização sobre as “criminosas brincadeiras racistas”, finalizando uma série de debates que perpassaram pela crítica a teorias raciais e eugênicas, pelo estudo de questões relacionadas com o racismo e as especificidades das condições da população negra do Brasil.

Após dramatização do conto “Racismo”, de Luis Fernando Veríssimo (in: Comédias da Vida Pública, p.59-60), alunos brancos foram convidados a repetir, olhando nos olhos de alunos negros, frases expressas em brincadeiras de cunho racista e, logo após, ouviram as respostas de seus colegas negros. A dinâmica emocionou e contribuiu para a desnaturalização da brincadeira racista como fenômeno social aceitável  e para a compreensão da criminalidade de expressões racistas tão corriqueiras em nosso contexto social.