Primeira Atividade Externa do Curso de Engenharia de Aquicultura do IFPR – Campus Foz – Campus Foz do Iguaçu

Os alunos da primeira turma do Curso de Engenharia de Aquicultura, realizaram uma visita técnica no dia 27 de março de 2017, nas instalações da Itaipu Binacional, para conhecer as ações desenvolvidas pela Binacional através do Programa Cultivando Água Boa/Produção de Peixes em Nossas Águas. A visita aconteceu nas instalações do Refúgio Biológico, onde os alunos foram recepcionados e acompanhados pelo Assistente Técnico e Engenheiro de Aquicultura Celso Carlos Buglione Neto, que falou sobre os objetivos e ações da Itaipu, previstos no Programa Produção  de Peixes em Nossas Águas, cujo objetivo é promover a inclusão social de pescadores e indígenas por intermédio da aquicultura.

Dentre as principais ações desenvolvidas, que apresentam ligação direta com a formação dos novos Engenheiros, está o apoio a pescadores artesanais que cultivam peixes em tanques-rede no reservatório de Itaipu. O desenvolvimento de pesquisas em cooperação com o IFPR em sistemas aquícolas, com baixo impacto ambiental, como a aquaponia (cultivo de peixes em consórcio com plantas aquáticas); e o cultivo de peixes em sistema de bioflocos.

Outro ponto importante da visita foi o canal da Piracema, construído artificialmente com o objetivo de promover a transposição dos peixes do rio Paraná ao Reservatório de Itaipu garantindo a manutenção do estoque pesqueiro e a qualidade genética das populações de peixes da nossa região.