Sistema de câmeras ajudarão a proteger usuários do Campus – Campus Foz do Iguaçu

Sistema de câmeras ajudarão a proteger usuários do Campus

Para garantir a segurança de estudantes e servidores, o Instituto Federal do Paraná – Campus Foz do Iguaçu instalou 18 câmeras de vigilância.

Para garantir a segurança de estudantes e servidores, o Instituto Federal do Paraná – Campus Foz do Iguaçu instalou 18 câmeras de vigilância, distribuídas em diferentes espaços. O objetivo é manter a segurança predial e patrimonial da instituição, bem como de seus usuários.

O diretor do Campus, Nelson de Castro Neto, destaca que as câmeras serão usadas em áreas comuns de circulação, de modo a inibir furtos, depredações, desvios de conduta e outros possíveis incidentes que possam comprometer a segurança interna. “É importante ressaltar que as câmeras serão usadas apenas para monitoramento e prevenção de delitos, não invadindo a privacidade dos trabalhadores, estudantes e público em geral”, explica.

De acordo com a lei, os sistemas de vigilância em espaços públicos devem ser instalados exclusivamente para segurança do patrimônio e da comunidade. Em hipótese alguma podem ser colocadas para vigiar atividades e comportamentos dos usuários, pois fere a privacidade dos indivíduos. Pela legislação, o monitoramento com a instalação de câmeras para fins de segurança não ofende a intimidade pública, pois visa evitar furtos, roubos e prevenir acidentes.