Mesa-redonda aborda relação entre mulheres e a Informática – Campus Foz do Iguaçu

Mesa-redonda aborda relação entre mulheres e a Informática

O Curso Técnico em Informática do Instituto Federal do Paraná – Campus Foz do Iguaçu realizou, no dia 19 de março, a mesa-redonda “Mulheres na Informática”. O evento teve por objetivo questionar velhos preconceitos que permeiam a relação entre mulher e tecnologia e motivar as atuais alunas a persistirem na área.

Mediada pela professora do curso, Juliana Benacchio, a mesa contou com as seguintes participantes: Stephani Caroline; Nathiely Moraes; Isadora Scussel Farias; Gabriela Toffanetto; e Gabriele Nicolli.

O evento foi coordenado pelo professor Evandro Cantú e teve o apoio dos professores do curso. Segundo Cantú, muitas das alunas que ingressam no curso de Técnico em Informática desistem do curso ou não permanecem na área quando se formam, escolhendo outras carreiras distintas ao ingressar no ensino superior. Segundo ele, o evento foi promovido para discutir essa situação e abrir novas perspectivas para as atuais alunas.

Na ocasião, as ex-alunas e as alunas estagiárias que compuseram a mesa falaram das dificuldades encontradas durante a trajetória acadêmica e na vida profissional. “Para nos destacar e conquistar nosso espaço nessa área precisamos, muitas vezes, fazer o dobro dos homens e provar que estamos aptas a exercer as mesmas funções que eles desempenham”, enfatizou a técnica em Informática e aluna do curso de Engenharia de Software, Nathiely Moraes.

Em sua fala, a estudante do 4ano de Informática e estagiária no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Gabriela Toffanetto, incentivou as alunas a participarem dos projetos oferecidos ao longo do curso, como programas de monitoria, olimpíadas de robótica, iniciação científica e estágio. “É preciso aplicar nossos conhecimentos e aproveitar todas as oportunidades disponíveis”, enfatizou.

“Queremos mostrar que lugar de mulher é onde ela quiser, inclusive, na ciência, na tecnologia, na computação e nas áreas técnicas”, ressaltou a técnica em Informática e estudante de Engenharia de Produção com ênfase em Software, Isadora Scussel .

A mulher e a informática em números – Atualmente, 155 alunos matriculados no curso Técnico em Informática, sendo 100 homens e 55 mulheres. Já no curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas são 121 homens e 14 mulheres matriculadas. A expectativa dos professores é de que esses números possam ser mudados e que a representatividade feminina seja cada vez mais presente nas áreas tecnológicas.