Curso de Meio Ambiente promove eventos alusivos ao Dia Mundial da Água – Campus Foz do Iguaçu

Curso de Meio Ambiente promove eventos alusivos ao Dia Mundial da Água

Teatro, maquetes, apresentações orais e painéis. Uma intensa programação promovida pelo Curso Técnico em Meio Ambiente do Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Foz do Iguaçu marcará as comemorações pelo Dia Mundial da Água, celebrado no dia 22 de março. Um dos destaques é a apresentação da peça “Água. É preciso economizar”, de autoria de  Juliana Kafka Bilha, que será contracenada por alunos do 2o ano do curso. Os eventos são coordenados pelos professores Kayla Garmus, Fernanda Rubio, Patricia de Lara Ramos e Lucas Perucci.

A apresentação teatral tem duração de 30 minutos e será realizada no mini-auditório em quatro sessões, sendo duas pela manhã (às 8h20 e às 9h10) e duas à tarde (às 14h10 e às 15h). O enredo gira em torno do tema do desperdício da água e como duas famílias lidam de forma completamente diferente diante do problema. Após o teatro, os alunos do 1o ano do curso farão apresentação de painéis e maquetes num espaço anexo à Biblioteca.

A coordenadora do curso, Kayla Garmus, explica que 12% da água doce do planeta encontra-se no Brasil, mas 95% estão concentrados na Amazônia. Somente 5% estão distribuídos pelo restante do país. “Os eventos são para conscientizar os futuros profissionais e a comunidade como um todo  sobre o uso irracional da água doce disponível. Apesar das pessoas terem a ilusão de que a água é um recurso inesgotável, devemos nos preocupar muito, pois a qualidade está bastante comprometida pela contaminação dos nosso rios, lençóis freáticos, nascentes e outros”, esclarece.

Futuros técnicos e a água – Além das disciplinas especificamente ligadas à água, como a Hidrologia e a de Saneamento, o tema dos recursos hídricos atravessa toda a formação dos futuros técnicos em Meio Ambiente,fazendo com eles possam, no futuro, atuar na gestão da água. “Apesar da importância do tema, faltam profissionais capacitados para atuar na gestão de recursos hídricos. Nosso objetivo é fazer com que nosso aluno esteja apto a preencher essa demanda”, explica a professora Kayla Garmus.