Eventos marcam o Dia Mundial da Água no IFPR – Campus Foz do Iguaçu

Eventos marcam o Dia Mundial da Água no IFPR

O Curso Técnico em Meio Ambiente do Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Foz do Iguaçu promoveu uma programação especial em alusão ao Dia Mundial da Água, celebrado no dia 22 de março.Os alunos do 2o ano do curso apresentaram a peça teatral “Água: É preciso Economizar. Já os alunos do 1o ano foram responsáveis pela apresentação de painéis e maquetes ligados a diferentes temas. Os eventos foram coordenados pelos professores Kayla Garmus, Fernanda Rubio, Patricia de Lara Ramos e Lucas Perucci.

Apresentada em quatro sessões com duração de 30 minutos, a peça foi um sucesso. O público lotou o mini-auditório para prestigiar as sagas das famílias Mendes e Dias diante da realidade de escassez da água num futuro próximo. Os alunos se envolveram bastante com a atividade, sendo que alguns interpretaram papéis e outros participaram da construção do cenário. Com bom humor, eles lembraram que consciência ambiental e uso da água são conceitos que devem caminhar juntos.

De acordo com os alunos, o curso Técnico em Meio Ambiente tem contribuído bastante para a conscientização deles e a forma como lidam com a água. “Eu e minha família já mudamos nossos hábitos desde que eu comecei a estudar aqui. Estudando mais profundamente a situação da água no planeta, a gente se conscientiza de que é urgente mudar nossa postura em relação ao uso desse precioso recurso”, destaca a aluna do 2o ano, Ângela Marcon.

Após o teatro, os alunos do 1o ano do curso apresentaram painéis e maquetes sobre diferentes eixos: ciclo físico-químico da água; tecnologia e energia; saúde e biologia; impactos ambientais. A interdisciplinaridade marcou as apresentações, que uniram às disciplinas de Ecologia e Inglês, já que todo o conteúdo estava redigido em inglês. Queremos dar ao aluno uma formação na qual ele veja a temática da água sob diferentes ângulos, adquirindo um conhecimento técnico e crítico acerca da relação entre o homem e os recursos naturais”, ressalta o professor da disciplina de Ecologia, Lucas Perucci.