IFPR participa da 14a Feira do Peixe Vivo – Campus Foz do Iguaçu

IFPR participa da 14a Feira do Peixe Vivo

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Foz do Iguaçu estará presente na 14a edição da tradicional Feira do Peixe Vivo, representado pelas turmas dos cursos Técnico em Cozinha, Técnico em Aquicultura e Engenharia de Aquicultura.

O Campus Foz do Iguaçu é parceiro desde 2011 do evento, que este ano ocorre de 27 a 29 de março, das 10h às 22h, no Parque de Exposição CTG Charrua.

Os alunos do curso Técnico em Cozinha estarão na praça de alimentação comercializando pratos elaborados por eles. O cardápio inclui ceviche, costelinha de pacu e peixe ao molho do pescador. A Comissão de Formatura do Curso de Engenharia de Aquicultura participará vendendo o pastel de tilápia. De acordo com o coordenador do curso Técnico em Cozinha, Thiago Lopes, todos os pratos utilizam peixes criados na região, justamente para incentivar o consumo de peixe fresco produzido regionalmente. “Além de ser uma fonte de recursos para as comissões de formatura, a Feira contribui, também, para divulgar o trabalho dos nossos alunos e, consequentemente, ampliar a visibilidade dos nossos cursos”, justifica o professor.

Além da venda de comidas, as turmas dos cursos Técnico em Aquicultura e de Engenharia de Aquicultura participarão da Feira por meio da aplicação de questionários, do apoio no abate humanitário dos peixes e na divulgação do IFPR – Campus Foz do Iguaçu. Segundo explica o professor do curso, Adilson Reidel, a Feira do Peixe Vivo é um momento em que toda a população volta o olhar para o setor aquícola, que vem crescendo significativamente em decorrência dos avanços na pesquisa e na tecnologia de cultivo. “O papel do IFPR neste cenário é importantíssimo, pois formamos mão-de-obra especializada na área de Aquicultura para atender às demandas por conhecimento técnico geradas pelo crescimento da produção e do consumo do pescado”, explica o professor.

A Feira – A feira acontece tradicionalmente na Semana Santa, época em que o consumo de peixe aumenta em razão dos costumes católicos. Na ocasião, os piscicultores têm a oportunidade de fazer a venda direta do produto para o consumidor e a população têm a possibilidade de adquirir produtos frescos e de qualidade com origem comprovada. Participam da feira aproximadamente 20 produtores rurais incluindo os piscicultores, que oferecem espécies como pacu, tambaqui, carpa, tilápia, entre outros. O estacionamento é gratuito.

14a FEIRA DO PEIXE VIVO

Data: 27 a 29 de março