Grupo de Orientação Profissional abre inscrições para alunos – Campus Foz do Iguaçu

Grupo de Orientação Profissional abre inscrições para alunos

Ofertado pelo Serviço de Psicologia do IFPR, projeto está com inscrições abertas para alunos do IFPR Campus Foz do Iguaçu. Início em 07/05. Serão oito encontros que ocorrerão sempre às segundas-feiras, das 15h30 às 17h.

O momento de escolher uma profissão nem sempre é fácil e, para muitos jovens, vem acompanhado de muita angústia e incertezas. Para tentar apoiar os estudantes a fazer uma escolha mais madura e consciente sobre a carreira a seguir, o Instituto Federal do Paraná – Campus Foz do Iguaçu, por meio do Serviço de Psicologia do IFPR, está com inscrições abertas para o “Grupo de Orientação Profissional”. Podem participar do projeto alunos do IFPR – Foz do Iguaçu regularmente matriculados no Ensino Médio.

De acordo com o psicólogo responsável, Gustavo Rahal, a metodologia aplicada no Grupo é diferente da concepção tradicional, conhecida como Orientação Vocacional, segundo a qual as pessoas já apresentam certos dons e vocações e, portanto, caberia a um profissional simplesmente desvendar o que já está ali pronto. “Em um mundo complexo como o de hoje, com centenas de possibilidades profissionais, fica inviável falar em ‘disposição natural’ ou ‘vocação’ supostamente revelada por um processo rápido ou simples teste vocacional”, ressalta Gustavo Rahal.

O psicólogo explica que o objetivo do Grupo é realizar uma sequência de encontros em que o aluno é ensinado a fazer escolhas profissionais dentro de um processo de construção mais amplo, que envolve três momentos diferentes: o autoconhecimento, conhecimento da realidade profissional e a tomada de decisão. “Por ser um processo pró-ativo, é importante o envolvimento do aluno nestas três etapas. Em grupos anteriores, ficou claro que os alunos que se engajaram saíram confiantes da escolha que fizeram”, explica o psicólogo.

O Grupo de Orientação Profissional do IFPR terá início no dia 07/05 e será composto por oito encontros que ocorrerão às segundas-feiras, das 15h30 às 17h. As inscrições podem ser realizadas pelo site https://bit.ly/orientacao-profissional-2018.

Serviço:

Grupo de Orientação Profissional

Realização: a partir de 23/04, sempre às segundas-feiras, das 15h30 às 17h.

Local: IFPR Campus Foz do Iguaçu – Bloco de salas de aula

Inscrições e informações: https://bit.ly/orientacao-profissional-2018