Manipulação de alimentos é tema de projeto do IFPR – Campus Foz do Iguaçu

Manipulação de alimentos é tema de projeto do IFPR

O Projeto de Extensão “Alimento saudável e seguro: adote boas práticas!” realizou, nesta quarta-feira (18), atividades práticas e teóricas no Laboratório Didático de Cozinha do Instituto Federal do Paraná – Foz do Iguaçu.

O projeto está sendo promovido pela Universidade Federal da Integração Latino Americana (Unila), em parceria com o IFPR e a Secretaria Municipal de Saúde. O objetivo é fornecer conhecimentos aos participantes sobre boas práticas de fabricação e manipulação de alimentos, noções de educação alimentar, legislação, segurança alimentar e nutricional, técnicas dietéticas e rotulagem nutricional.

O Projeto é coordenado pelas professoras Gislaine Silveira Simões e Eloisa Cola Ribeiro de Oliveira, do Curso Técnico de Cozinha do IFPR, e pela professora Érika Marafon Rodrigues Ciacchi, do Curso Superior de Saúde Coletiva da Unila. “Por ser uma atividade interinstitucional, podemos somar esforços e oferecer um curso mais completo, em que cada instituição entra com seu diferencial técnico”, explica a professora da Unila.

Além das aulas, o projeto terá uma parte prática, a qual prevê a realização de um mapeamento dos produtos comercializados nas feiras da cidade com o intuito de verificar as possibilidades de apoio técnico higiênico-sanitário aos comerciantes. “Nossa expectativa com essa ação de extensão é incentivar a preparação e o consumo de alimentos que atendam requisitos de segurança alimentar e nutricional para, assim, promover a saúde e a valorização da cultura alimentar na nossa cidade e região”, destaca Gislaine Simões.

A primeira turma do Projeto é formada por alunos universitários de cursos variados da Unila, comerciantes do ramo alimentício e pessoas que pretendem trabalhar com manipulação de alimentos no futuro, totalizando 30 pessoas. De acordo com o estudante do curso de Saúde Coletiva da Unila, Matheus Fontes Gradella, as aulas ofertadas têm ajudado bastante a complementar sua formação. “Como futuro sanitarista, acho fundamental aprofundar meus conhecimentos ligados à vigilância sanitária. Não há uma disciplina sobre isso no meu curso e, por isso, acredito que será, sem dúvida, um diferencial na minha formação”, acredita o estudante.

A primeira edição do curso irá até junho. Após a conclusão da primeira turma, haverá abertura de inscrições para uma segunda, que será realizada de agosto a novembro. As aulas ocorrem nas dependências físicas do IFPR e da Unila.