Servidores participam de evento em alusão ao Dia da Libras – Campus Foz do Iguaçu

Notícias

Servidores participam de evento em alusão ao Dia da Libras

Publicado em

Copiado!

Servidores do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) do IFPR – Foz do Iguaçu participam de evento alusivo ao Dia Nacional da Libras, na Câmara Municipal

Em comemoração ao Dia Nacional da Libras, a Câmara Municipal de Foz do Iguaçu realizou, nesta terça-feira (24), um ciclo de palestras sobre o tema. O Instituto Federal do Paraná – Campus Foz do Iguaçu foi representado pelos servidores do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne),  Gustavo Rahal, Anderson Gonçalves Guimarães e Kátia Veiga Lamberti, responsável pela tradução e inteprertação do evento para Libras.

O evento, apoiado pela Câmara por meio da Vereadora Rosane Bonho (PP), contou com a participação de Apasfi, IFPR, Unioeste, Unila e estudantes da Guarda Mirim. Em comemoração ao Dia Nacional de Libras também se memora os 16 anos de aprovação da Lei Federal nº 10.436, que reconheceu oficialmente a Língua Brasileira de Sinais como meio de comunicação legal. Palestraram no evento: Andrea Mazacotte (Professora Especial); Gilliar de Cesaro (Professor Especial) e Douglas Fernando (Professor Especial e Intérprete de Libras). Além da Vereadora Rosane Bonho, do Legislativo também participaram: Marcio Rosa (PSD), Nanci R. Andreola (PDT) e Inês Weizemann.

Andrea Mazacotte abordou “O que é a Libras”, as lutas históricas por direitos e também as dificuldades de Comunicação enfrentada pelos surdos; Giliar de Cesaro falou do Aprendizado da Libras pela criança surda, da inserção dessas pessoas no mercado de trabalho; Douglas Fernando lembrou dos 16 anos da legislação e disse “Esse é um momento de luta, lei existe há 16 anos e ainda não temos interprete no Fórum, postos de saúde, repartições públicas, instituições de segurança pública, locais de atendimento à população”.

Segundo o último levantamento do IBGE são 9,7 milhões de surdos no Brasil. “Em foz, ainda falta inclusão e acessibilidade, precisam contratar mais intérpretes, o ideal seria uma central de intérpretes”, destacou Douglas Fernando.

A promotora do evento, em conjunto com a comunidade surda de Foz do Iguaçu, Vereadora Rosane Bonho, enfatizou a importância do apoio do Poder Público no sentido de garantir que essas pessoas possam ter acesso à sociedade de maneira inclusiva e, consigam de, fato, se comunicar e serem ouvidos.

Fonte: Comunicação da CMFI

Topo