IFPR – Foz do Iguaçu recebe reitores para reunião do Conif – Campus Foz do Iguaçu

IFPR – Foz do Iguaçu recebe reitores para reunião do Conif

IFPR – Campus Foz do Iguaçu sedia, de 12 a 14 de junho, 85a Reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

36 reitores, reitoras e gestores de Institutos Federais de todo o país estão em Foz do Iguaçu por ocasião da 85a Reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). O encontro, sediado no Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Foz do Iguaçu, teve início na manhã desta terça-feira (12) e segue até o dia 14 de junho.

Os participantes foram recepcionados por uma apresentação do Clube da Música, Projeto de Extensão desenvolvido pelo IFPR – Foz do Iguaçu, destinado à prática da música e à formação crítica do aluno. Coordenado pelo professor Leonir Colombo e composto por alunos e ex-alunos do Campus, a banda apresentou aos reitores quatro músicas que compõem o repertório relacionado ao tema deste ano do Projeto “Brasil Anos 80: Redemocratização, amores e os mesmos problemas”.

Na abertura, o diretor-geral do Campus Foz do Iguaçu, Nelson de Castro Neto, realizou uma apresentação institucional, abordando, brevemente, as peculiaridades do Campus localizado na Tríplice Fronteira. “Estamos distantes fisicamente da Reitoria, mas muito ligados institucionalmente. Sediarmos o Conif aqui evidencia o quanto a gestão do IFPR está preocupada em descentralizar suas ações e dar protagonismo aos seus campi. Enfim, é uma honra receber o Conif aqui já que eles são os representantes de nossa causa”.

O reitor do IFPR, Odacir Zanatta, também compôs a mesa de abertura. “O IFPR se sente muito honrado de sediar o Conif aqui, justamente por saber da importância que o Conselho tem para o crescimento da Rede e para o fortalecimento institucional das mais de 600 unidades que a compõem”, enfatizou o reitor.

O presidente do Conif, Roberto Gil Rodrigues Almeida, reitor do
Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), deu boas-vindas aos membros do Conif e destacou que, entre outras coisas, a grande contribuição desta reunião consiste na definição das diretrizes que nortearão o debate com os pré-candidatos à Presidência da República, a ser realizado pelo Conif.

Entre os temas abordados ao longo dos três dias de evento estão a formação continuada em pedagogia de professores da Rede Federal; a inserção das Diretorias de Assistência Estudantil numa das câmaras do Conif; a criação de um sistema unificado de dados para dinamizar a gestão e potencializar o compartilhamento de informações entre as instituições; e as articulações do Conif para um retorno do Fórum Mundial de Educação 2019.
Além das discussões temáticas, a programação inclui, ainda, uma visita técnica à instalações da Itaipu Binacional e ao Parque Tecnológico Itaipu, agendada para o dia 13 de junho, à tarde.

Sobre o Conselho – Criado em 2009, o Conif é o órgão responsável por dar suporte, orientar e respaldar a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, trabalhando continuamente por melhorias em infraestrutura e condições de trabalho para os servidores, bem como promover ações estratégicas para fortalecer a internacionalização das instituições, a partir do estreitamento de relações com outros países e da consolidação de cooperações técnicas.
Fazem parte do Conselho 41 instituições congregadas, sendo 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, dois Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e o Colégio Pedro II que, juntas, contabilizam mais de 600 unidades em todo o Brasil.