Professora do IFPR – Foz publica artigo em renomada revista científica – Campus Foz do Iguaçu

Professora do IFPR – Foz publica artigo em renomada revista científica

A professora do Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Foz do Iguaçu, Márcia Helena Beck, teve um artigo científico publicado na última edição da Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Agriambi), periódico oficial da Asociación Latinoamericana y del Caribe de Ingeniería Agrícola (ALIA).

Editada há 10 anos pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), a revista eletrônica é uma referência nacional nas áreas de Agricultura e Meio Ambiente.

O artigo, intitulado “Modificações do fósforo em latossolo em função de ácidos húmicos e acidez”, é fruto da pesquisa desenvolvida pela professora em seu doutorado e foi submetido em parceria com os pesquisadores Pedro Escoteguy (Universidade de Passo Fundo) e Deborah Dick (Universidade Federal do Rio Grande do Sul).

Em linhas gerais, o trabalho fala sobre os efeitos da adição de ácidos húmicos para corrigir a deficiência de fósforo em latossolos com e sem acidez. O latossolo é o tipo de solo mais comum na agricultura brasileira e, segundo dados da Embrapa, corresponde a 32% do solo brasileiro. A professora explica que a importância de sua pesquisa reside em identificar a capacidade das substâncias húmicas em ampliar a disponibilidade de fósforo, melhorando a fertilidade do solo.

A professora Márcia Beck é engenheira civil com doutorado em Agronomia pela Universidade de Passo Fundo. No IFPR – Foz do Iguaçu, ela leciona as disciplinas “Introdução a Edificações”; “Manutenção predial e patologias”; “Mecânica dos Solos e fundações” para o curso Técnico em Edificações, e “Estudo dos solos”, para o curso Técnico em Meio Ambiente.

Sobre a Revista – A Revista Agriambi é editada mensalmente, no formato eletrônico, pela Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola do Centro de Tecnologia e Recursos Naturais (CTRN) da UFCG, destinando-se à divulgação de artigos científicos originais e inéditos. Com o auxílio de pareceres de consultores, os artigos são aceitos ou não pela Equipe Editorial para publicação na Revista. Todos os artigos publicados na Revista, desde o início de sua edição em 1998, se encontram disponíveis online na página da Revista (www.agriambi.com.br) no link “Artigos Publicados”.