Curso de Agente Cultural forma Turma 2018 – Campus Foz do Iguaçu

Curso de Agente Cultural forma Turma 2018

O curso de Agente Cultural, ofertado pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Foz do Iguaçu, via Pronatec, concluiu a turma 2018 neste último mês, com doze novos agentes.

Com carga horária de 160 horas, a capacitação formou doze novos agentes culturais, aptos a fomentar a difusão dos saberes culturais locais, auxiliar na organização de eventos e na promoção de espaços de divulgação e valorização de diversidades culturais.

Ao longo do curso, foram ofertadas doze disciplinas, entre elas “Empreendorismo”, “Produção Cultural”, “Antropologia Cultural” e “Comunicação e Expressão”. Para a coordenadora-adjunta do Pronatec – Foz do Iguaçu, Talitha Perez Bianchini, um dos grandes diferenciais do curso foi o diálogo entre as disciplinas o que, segundo ela, “colaborou para a formação de um agente cultural completo e pró-ativo, apto a desenvolver pesquisa, a identificar possíveis demandas culturais locais e viabilizar a integração entre artistas e público”.

Entre as atividades práticas desenvolvidas ao longo do curso, houve visitas ao Centro de Tradição Gaúcha (CTG – Charrua), elaboração de projetos de produção cultural e de projetos de pesquisa envolvendo cultural material e imaterial, patrimônios históricos e manifestações étnicas culturais. “Estamos muito contentes com o resultado e esperamos que nossos alunos tenham boas oportunidades daqui pra frente”, ressalta a professora Talitha.

Para o concluinte Clednei Cândido da Roza, o curso atende uma demanda importante na área da cultura. “Amei o curso. Quanto mais o povo sabe sobre a cultura de sua cidade, mais ele vai valorizar e preservar. Por isso, é importante formar agentes que fomentarão a cultura local”.

Além dos professores das disciplinas teóricas, o curso contou, também, com a participação de convidados externos com diferentes expertises e que contribuíram para a formação dos alunos, entre eles, a antropóloga Ângela Souza, professora da Unila; o diretor-presidente da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu, Juca Rodrigues; e o psicólogo Leandro Silva.