Cozinha francesa é tema de prática do curso Técnico em Cozinha – Campus Foz do Iguaçu

Cozinha francesa é tema de prática do curso Técnico em Cozinha

Alunos do Curso Técnico em Cozinha do Instituto Federal do Paraná – IFPR Campus Foz do Iguaçu realizaram, na última sexta-feira (17), uma atividade relacionada à disciplina “Gastronomia Clássica”.

A partir do eixo temático “Cozinha Francesa”, os futuros técnicos prepararam pratos que incluíram, pelo menos, um dos ingredientes típicos da culinária francesa, entre eles pernil de cordeiro, anchova em conserva, filé de salmão, queijo de cabra curado, aspargos frescos, pêra, amêndoas, vinho branco e mostarda Dijon.

As orientações teóricas, o preparo dos alimentos e o empratamento foram coordenados pelos professores Anderson Thomazzoni e Thiago Lopes. “A cozinha clássica europeia, com suas técnicas, é a principal influenciadora da gastronomia mundial. No curso, apresentamos aos alunos um histórico sobre a formação da gastronomia clássica, em especial aspectos técnicos e características da cozinha francesa e Italiana”, explica o professor Thomazzoni.

Entre os destaques apresentados pelos alunos estavam o “Escalope de Saumon au Beurre Blanc”, molho originário da região de Nantes, próximo ao vale do rio Loire, onde a oferta de peixe é grande. Na maioria das vezes, acompanha peixes de água-doce, como o salmão ou trutas. Segundo explica o professor Anderson Thomazzoni, a habilidade do cozinheiro em prepará-lo é fundamental, pois pode facilmente desandar antes de chagar a mesa.

Outro prato que chamou a atenção foi o “Navarim Printanier”, um guisado de carnes cortadas em cubos, que é preparado com vegetais típicos da primavera (printanier) como guarnição. Sua origem remonta de 1827, ano da Batalha de Navarino entre ingleses, franceses e russos contra os turcos e egípcios.

Teoria e prática em gastronomia – Se interessa por aprimorar os conhecimentos em gastronomia e fazer disso uma profissão? Então não perca a oportunidade. O curso Técnico Subsequente de Cozinha do IFPR Foz está com inscrições abertas até 27 de agosto. Com duração de um ano e meio, o curso é ofertado pela manhã e oferece 36 vagas. Para se inscrever, acesse o site:https://concursos.funtefpr.org.br/ifpr2019/.