Campus Foz realiza Mostra de Trabalhos e IFTech – Campus Foz do Iguaçu

Campus Foz realiza Mostra de Trabalhos e IFTech

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Foz do Iguaçu realizou, nesta quarta-feira (12), a II Mostra de Trabalhos de Ensino Pesquisa e Extensão e a VI Feira de Inovação Tecnológica do Instituto Federal do Paraná (IFTech).

Na ocasião, foram apresentados, por meio de pôsteres e protótipos, quarenta projetos dos cursos técnicos e superiores.

Os eventos têm por objetivo estimular o interesse de estudantes, técnicos e professores do Campus pelo desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação. Além disso, busca dar visibilidade aos projetos desenvolvidos em todas as áreas do conhecimento e criar um ambiente propício para a troca de experiências entre os participantes.

Entre os destaques da Mostra estão os trabalhos selecionados para apresentação no VII Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação (SE2PIN), evento anual organizado pela Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação (PROEPPI) e apoiado pela Pró-Reitoria de Ensino (PROENS), cuja realização será de 16 a 19 de outubro, no Campus Londrina.

Ficamos muito felizes e orgulhosos com a dedicação dos nossos alunos. As apresentações e a qualidade dos trabalhos apresentados superaram nossas expectativas”, ressalta a coordenadora da Mostra de Trabalhos, Gislaine Silveira Simões.

Clique aqui e confira os trinta e dois projetos apresentados.

IFTECH – A IFTech foi pensada para ser um espaço de apresentações e de exposição de protótipos e produtos desenvolvidos pelos estudantes do IFPR de todos os níveis de formação. “A feira é realizada em duas etapas, uma local, nas dependências de cada um dos Campi do IFPR, e uma geral envolvendo os projetos selecionados de cada Campus”, explica o coordenador da IFTech – Campus Foz, Itamar Pena Nieradka.

O curso Técnico em Edificações do IFPR – Campus Foz é o que mais possui trabalhos apresentados no IFTECH. Foram três trabalhos desenvolvidos por alunos voluntários do 1o e 2o ano do curso. O trabalho intitulado “Estudo do efeito da adição de cinzas provenientes da combustão de lenha de Eucalipto em caldeira como adição ao concreto” é um exemplo. “Buscamos desenvolver um projeto inovador, baseado na sustentabilidade ambiental e econômica. Estamos no início, mas já temos resultados promissores. É muito bom ter a oportunidade de adquirir conhecimentos e experiência por meio do desenvolvimento de projetos. Isso com certeza vai refletir futuramente quando eu for uma profissional”, destaca a estudante Melissa Rocateli, componente do projeto.

Confira os trabalhos apresentados naVI IFTech:

• Sistema de monitoramento do uso da energia elétrica

• Sistema de monitoramento e controle de aparatos para captação de água da chuva

• Máquinas replicantes II. Um extrusor de filamento de plástico em fonte aberta

• Produção de peixes em sistemas de bioflocos

• Construção e Análise de uma Célula de Combustível Planta-Microbiana

• Estudo do efeito da adição de cinzas provenientes da combustão de lenha de Eucalipto em caldeira como adição ao concreto

• Avaliação as propriedades físicas e mecânicas de argamassas produzidas com a adição de vidro cominuído por diferentes processos no moinho de bolas

• Avaliação do desgaste de concretos permeáveis produzidos em laboratório com diferentes massas específicas