Abertura do IV EREF ocorreu nesta quarta – Campus Foz do Iguaçu

Abertura do IV EREF ocorreu nesta quarta

Ocorreu, nesta quarta-feira (12), a cerimônia de abertura do IV Encontro Regional de Ensino de Física (EREF) e da IV Semana Acadêmica de Física. O objetivo é discutir, durante três dias, as perspectivas e os desafios relativos ao ensino de Física nos diferentes níveis de ensino.

Os eventos têm duração de três dias e reúnem pesquisadores, professores e estudantes de cidades do Paraná e de outros estados, como São Paulo e Rio Grande do Sul.

A solenidade foi aberta por uma apresentação musical no estilo voz-violão em que a professora de Física e ex-aluna do IFPR, Érica Gonçalves de Freitas, cantou acompanhada pelo professor de matemática do IFPR e aluno do curso de Licenciatura do IFPR, Alexandre Muriana.

Na sequência, foi composta a mesa de abertura, a qual contou com representantes das três instituições organizadoras do evento: Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Foz do Iguaçu; Unioeste – Campus Foz do Iguaçu, representada pelo diretor-geral Fernando José Martins; e Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), representado pelo professor Janer Vilaça.

O professor Vasco de Matos Ferreira Mendes Neves, coordenador do curso de Física, falou em nome da direção-geral do IFPR – Campus Foz. “Sabemos que as dificuldades são muitas e as condições de carreira profissional da maioria dos docentes não é a mais favorável. Cabe a todas as instituições de ensino que atuam na licenciatura garantir a formação de profissionais altamente qualificados suprindo, assim, as necessidades educativas da educação municipal, estadual e federal”, destacou o professor.

O professor do IFPR e coordenador do evento, Marcos Soares Alves, ressaltou que, apesar das adversidades, o IV EREF apresentou números satisfatórios de trabalhos submetidos e de inscritos nas oficinas e mini-cursos. “Tivemos que mudar a data de realização do evento em virtude da greve dos caminhoneiros. Mas, apesar disso, obtivemos 53 trabalhos aprovados e 140 inscritos de várias cidades do Paraná e até de outros estados”, ressaltou o professor.

A palestra de abertura, intitulada “Desafios para o ensino de Física”, foi proferida pelo professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Demétrio Delizoicov Neto. Com o propósito de levar o público a refletir sobre o tema do ensino de Física, o professor realizou uma fala repleta de observações críticas e indagações acerca do ensino de Física e do trabalho do professor. Entre outras coisas, ele buscou suscitar um debate em torno de questões como “Por que ensinar Física”, “Para quem ensinar Física?” e “Como ensinar Física”.

Na ocasião, ele também citou referências sobre pesquisas acerca do ensino de Física e recomendou bancos de dados, artigos e trabalhos acadêmicos abordando a temática. A abertura foi finalizada com um debate entre o público e o professor.