Alunas de Meio Ambiente realizam pesquisa sobre uso de canudos no Campus – Campus Foz do Iguaçu

Alunas de Meio Ambiente realizam pesquisa sobre uso de canudos no Campus

Você sabia que o canudinho de plástico representa 4% de todo o lixo plástico do mundo e que pode levar até mil anos para se decompor? A preocupação com os impactos gerados na natureza pelo uso de canudos, e do plástico de uma maneira geral, levou algumas alunas do curso Técnico em Meio Ambiente do Instituto Federal do Paraná – Campus Foz do Iguaçu a realizarem uma pesquisa sobre o uso de canudos no Campus.

O objetivo da pesquisa foi fazer um levantamento sobre o uso de canudinhos pela comunidade interna e sobre seu nível de conhecimento acerca dos impactos negativos gerados pelos objetos. Entre outras coisas, os resultados revelaram que cerca de 75% do público entrevistado utiliza canudos e que quase 93% tem ciência dos impactos ambientais causados pelos canudos. “O que constatamos foi uma grande incoerência por parte das pessoas. Elas sabem que os canudos são prejudiciais ao meio ambiente, mas continuam utilizando”, destaca a estudante Ruth Natália Fontoura, umas das responsáveis pela pesquisa.

Reportagem – Além de Ruth, a pesquisa foi conduzida pelas estudantes: Kayra Ramos, Aline Lopes, Ana Paula Santos Figueiredo, Gabriela Bastos Rodrigues Corrêa e Mariana de Souza Fengler. Elas usaram os resultados da pesquisa num vídeo produzido para a disciplina de Língua Portuguesa, ministrada pela professora Silvia Letícia Matievicz Pereira. Na reportagem, as estudantes apresentam um pouco do histórico sobre o uso de canudos, números do impacto causado, exemplos de danos causados ao ecossistema marinho e citam algumas alternativas ao uso do objeto plástico, como canudos de papel e de silicone.

“Nossa expectativa é chamar atenção para a discussão sobre o uso dos canudos plásticos, fazendo com que as pessoas se conscientizem e deixem de utilizar não só eles, como outros materiais prejudiciais ao meio ambiente que são responsáveis por índices de poluição ainda maiores”, explica a estudante Mariana de Souza Fengler.

Confira aqui o vídeo com a reportagem feita pelas futuras técnicas em Meio Ambiente.