Alunos de Edificações realizam atividades de formação complementar – Campus Foz do Iguaçu

Alunos de Edificações realizam atividades de formação complementar

O curso Técnico em Edificações do Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Foz do Iguaçu ofertou, entre os meses de setembro e outubro, diversas atividades voltadas à formação complementar de seus futuros técnicos. Foram palestras, demonstrações práticas e oficinas destinadas a aprimorar a formação técnica e promover uma educação multidisciplinar e cidadã.

“Quando falamos de educação profissional, muitos podem pensar que se trata de um processo no qual os alunos receberão habilidades ligadas, exclusivamente, a uma capacitação tecnicista. Para desmistificar esse pensamento, o curso tem se esforçado para dar aos alunos uma formação mais abrangente”, explica a coordenadora do curso, Kathleen Dall Bello de Souza Risson.

Acessibilidade na Arquitetura – Para sensibilizar os alunos sobre a importância da acessibilidade em projetos arquitetônicos, o curso participou da I Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência do IFPR, ocorrida entre os dias 14 a 20 de setembro. Diversas atividades abordaram temas como a lei de acessibilidade, a necessidade de construção de rampas e outras estruturas voltadas a permitir o direito de ir e vir de pessoas com alguma deficiência física, visual ou com mobilidade reduzida.

Para o sucesso das atividades, o curso contou com a colaboração dos docentes do IFPR Adriana Stefanello Somavilla; Fábio Ramos da Silva; e Kathleen Dall Bello de Souza Risson; do acadêmico do IFPR Rodolfo Jaramillo Aranda Junior; dos arquitetos Everson Laufer, Marcelo Langner, Thais Aline Soares e Leandro Teixeira Costa; e do Centro Universitário Dinâmica das Cataratas (UDC) e do Escritório de arquitetura Costa Fizinus Arquitetos.

Cultura argentina – No dia 08 de outubro, em uma atividade diferenciada e atrativa, o professor da disciplina de Língua Espanhola, Denis Antonio, convidou a senhora Graciela Navarro, avó de uma das alunas do 4º ano de Edificações, para cozinhar empanadas e falar um pouco sobre a cultura argentina. Na ocasião, os alunos puderam enriquecer o vocabulário e praticar a oralidade. Segundo o professor, a prática despertou, também, o interesse dos alunos pela cultura e pelos hábitos alimentares dos nossos “vizinhos”.

Artefatos de cimento e o mercado regional – Alunos do 1º período do curso Técnico em Edificações, participaram, no dia 18 de outubro, da palestra técnica “Artefatos de Cimento”, ministrada pelo representante da empresa Lajes Patagônia, Ramon Lanzuolo Perez. O objetivo da palestra foi complementar o conteúdo da disciplina “Materiais de Construção”, ministrada pela professora Kathleen Dall Bello de Souza Risson, e dar um panorama sobre a comercialização de artefatos na região e, principalmente, as especificações técnicas para compra.

Além dos diferentes tipos de pavers, tubos e blocos de concreto, o palestrante ainda apresentou aos alunos outros materiais, como o piso drenante, as lajes treliçadas, painel e alveolar, entre outros.

Tintas na Construção Civil – No dia 22 de outubro, foi realizada uma palestra sobre o tema “Tintas na construção civil”, ministrada pelo técnico em Edificações e gerente de tintas da Panorama Home Center, Raphael Coelho. Segundo a professora Márcia Helena Beck, que ministra a disciplina “Introdução à Edificações”, a atividade “foi fundamental para o desenvolvimento do projeto prático que os alunos estão realizando com o objetivo de propor melhorias nos Laboratórios, quadras esportivas e área de convivência do Campus”.

Primeiros Socorros – Os alunos do 1º período do curso Técnico em Edificações tiveram a oportunidade de receber capacitação sobre prevenção de acidentes e técnicas de primeiros socorros. A palestra demonstrativa foi ministrada pelo técnico em Edificações e bombeiro Leonardo Triaca. O evento ocorreu no dia 25 de outubro e compôs o conteúdo da disciplina “Segurança do Trabalho”, ministrada pelo professor da disciplina Geovan Carlos Soethe.