Curso Técnico em Meio Ambiente participa de eventos científicos – Campus Foz do Iguaçu

Curso Técnico em Meio Ambiente participa de eventos científicos

Produção sustentável de adubo, gerenciamento de resíduos sólidos, agroecologia são alguns dos temas dos diversos projetos do curso Técnico em Meio Ambiente do Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Foz do Iguaçu. Para dar visibilidade aos resultados e compartilhar experiências na área, alunos e professores têm participado de eventos locais e regionais. Entre os destaques, está a participação no Congresso Internacional do Centro Universitário UDC, realizado em Foz do Iguaçu e em Medianeira, e a participação no VII Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação do IFPR (Se²pin).

Nos congressos da UDC, os alunos do 2º ano, Ana Julia Loebel, Karen Yuka Fugihara e Rafael Guelere, Mileny Krul de Lara e Karine Paiva Zinn, sob a coordenação da professora do curso Fernanda Rubio, ministraram dois minicursos, sendo um em Foz do Iguaçu e outro em Medianeira. Na ocasião, os alunos ministraram o curso sobre a prática de produção de soluções com microrganismos eficazes. A professora Fernanda Rubio ministrou palestra voltada ao uso de microrganismos eficazes na estabilização de matéria orgânica, tema que ela já vem desenvolvendo junto aos alunos via projeto de pesquisa.

Meio Ambiente no Se²pin – No VII Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação (Se²pin), o curso Técnico em Meio Ambiente esteve representado pelos seguintes trabalhos: “Uso de Biofertilizante Proveniente do Processo de Digestão Anaeróbica de Dejeto Suíno no Desenvolvimento de Capim-tifton 85”; “Composto Produzido a partir de Resíduos Orgânicos Municipais”; “Ações Pedagógicas para Desenvolvimento de plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos”; “Horta orgânica: cultivando saúde e sustentabilidade”; “Uso de óleo residual para produção de sabão”;

A estudante e bolsista do projeto “Composto Produzido a partir de Resíduos Orgânicos Municipais”, Karen Yuka Fugihara explica a importância do seu trabalho. “O meu projeto se trata da utilização de resíduos orgânicos municipais na compostagem. Devido à grande produção desse tipo de resíduo na cidade, utilizá-lo na compostagem não só representaria uma forma de produzir adubo a partir de materiais que antes seriam descartados, mas também evitaria a disposição deles em aterros sanitários e lixões, que são um grande problema atualmente”.