Evento marca entrega do Planejamento Estratégico do Escritório Modelo do IFPR – Campus Foz do Iguaçu

Evento marca entrega do Planejamento Estratégico do Escritório Modelo do IFPR

Ocorreu, na manhã desta terça-feira (13), a solenidade de entrega do Planejamento Estratégico do Escritório Modelo para Gestão BIM em Projetos, Edificações e Construção (Empec), do curso Técnico em Edificações do Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Foz do Iguaçu.

O documento foi elaborado pela Seção de Estágio e Relações Comunitárias e levou seis meses para ser elaborado. O responsável pela elaboração, professor Bruno Erno Steckling, explica que, em linhas gerais, o Planejamento traça as diretrizes para que o Escritório Modelo se desenvolva de maneira sistematicamente orientada, de modo que aproveite oportunidades, minimize riscos e amplie seu atendimento à comunidade.

“Fui convidado para capacitar a equipe, abordando aspectos ligados à gestão, comunicação, ao relacionamento e à liderança. Posteriormente, fui solicitado a orientar a implementação da metodologia do Planejamento Estratégico. Levamos em torno de oito meses para realizar essas etapas. Espero que os objetivos previstos sejam alcançados”, explica o coordenador.

A aluna Letícia Gabriele Spohr, do 3o ano de Edificações, ressalta a importância do Planejamento Estratégico para definir estratégias de expansão. “Queremos aprender novos software, ampliar o atendimento à comunidade externa e estabelecer parcerias para executar projetos sociais na área de moradia”, destaca a estudante sobre os planos para o próximo ano.

Sobre o Escritório Modelo

O Escritório Modelo é um projeto de Pesquisa e Extensão presta serviços de consultoria, assessoria em projetos, construções e edificações, difundindo a metodologia do Building Information Modeling (BIM), conceito que trabalha com projetos virtuais 3D mais fáceis de assimilar e mais fiéis ao produto final.

Orientado pelo professor Miguel Batista, o Empec conta, atualmente, com a participação de 17 alunos do Curso técnico em Edificações do 2o e 3o anos. O Projeto já possui parceria em fase inicial com CREA e FOZHABITA, para desenvolver projetos com população de baixa renda.

Segundo Miguel Batista, este Planejamento Estratégico é fundamental para que o Empec se consolide e possa ampliar suas atividades e, futuramente, possa funcionar nos moldes de uma Empresa Júnior.