Exposição no Campus exibe cartazes corrigindo erros comuns de Português – Campus Foz do Iguaçu

Exposição no Campus exibe cartazes corrigindo erros comuns de Português

Espinha de peixe ou espinho de peixe? Qual a diferença entre seção e sessão? Quando usar “a” e quando usar “há”? Esses foram alguns dos questionamentos que os alunos do 4o ano dos cursos Técnico em Informática e Técnico em Edificações do Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Foz do Iguaçu buscaram responder por meio da exposição ocorrida nesta segunda-feira (03), intitulada “Desvios comuns da Norma Padrão”.

A iniciativa de organizar o evento partiu da professora de Língua Portuguesa, Silvia Letícia Matievicz Pereira. “Atire a primeira pedra quem nunca teve uma dúvida sobre como grafar uma palavra ou sobre as regras de acentuação, por exemplo. A norma padrão da língua portuguesa, por ser apenas uma das variantes da língua  e por ser usada em contextos específicos, oferece muitas dificuldades. Entretanto, como é uma ferramenta importante de acesso às esferas institucionalizadas, como o mundo profissional, é indispensável que ela seja ensinada na escola.”

Segundo a aluna do 4o ano de Informática, Eduarda Borges, a exposição foi importante, pois os alunos tiveram a oportunidade de perceber que palavras e expressões que eles sempre achavam que estavam corretas do ponto de vista da norma padrão, na verdade, não estavam. “Eu sempre falei espinho de peixe, por exemplo, e hoje estou aqui explicando que, segundo a norma padrão, o correto é ‘espinha de peixe’”, destaca a estudante.

Os cartazes contendo explicações sobre desvios comuns da norma padrão foram produzidos pelos próprios alunos e estão afixados no Bloco de Ensino para que todos possam ler e aprender.