Inscrições para bolsas Pbis vão até sexta (15) – Campus Foz do Iguaçu

Inscrições para bolsas Pbis vão até sexta (15)

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Foz do Iguaçu está com inscrições abertas, até 15 de fevereiro, para o edital de Bolsas Acadêmicas de Inclusão Social (Pbis). No ato da inscrição, o aluno deve indicar em qual projeto de Pbis deseja atuar.

Ao todo, são seis projetos ligados a diferentes áreas do conhecimento: “Era uma vez no hospital”, coordenado pela professora Márcia Pessini; “Diga Xis” – Fotografar Para Ver Melhor”, coordenado pelo professor Franco Ezequiel Harlos; “Praticando o direito à cidade em Foz do Iguaçu: ações colaborativas de apoio a comunidades vulneráveis em Remoção”, sob coordenação do professor Luiz Henrique Rubens Pastore Alves de Oliveira; “Reciclagem de óleo de cozinha a partir da fabricação de sabão” e “Horta Orgânica: cultivando saúde e sustentabilidade”, coordenados pela professora Kayla W. Garmus; e “Mulheres na Ciência e no ambiente acadêmico: elaboração de materiais e ações de divulgação científica”, coordenado pelas professoras Márcia Tiemi Saito e Carla Renata Garcia Xavier da Silva.

Os interessados em concorrer a bolsas podem se inscrever pelo Formulário de Eletrônico de Inscrição, disponível no Sistema de Gerenciamento da Assistência Estudantil ‐ SiGAE.

Mulheres na Ciência – Além da seleção de bolsistas, há projetos Pbis que estão selecionando voluntários também. É o caso do projeto “Mulheres na Ciência e no Ambiente Acadêmico”, que busca envolver alunas do Campus nas reflexões em torno da relação entre as questões de gênero e as atividades científicas. A pertinência de se pensar ações com esse enfoque fica ainda mais evidente se considerarmos que, no dia 11 deste mês, comemorou-se o “Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência. “O projeto parte da problemática que é o baixo número de mulheres nas Ciências, em especial nas Ciências Exatas. Por meio do estudo acerca da trajetória profissional e acadêmica de cientistas mulheres, queremos identificar os desafios existentes até os dias atuais e promover ações que contribuam para reverter esse quadro desigual”, explica a professora Márcia Saito, uma das coordenadoras do Projeto.

Para atender os objetivos, as coordenadoras estão dando prioridade a alunas que se identificam com a temática e com disponibilidade para participar de reuniões semanais ocorridas no contraturno. Quem não conseguir ser selecionada como bolsista, mas ainda tiver interesse em ser voluntária no Projeto, pode procurar as coordenadoras diretamente.

.