Alunos dos Cursos Técnicos Integrados visitam exposição do fotógrafo Sebastião Salgado no Ecomuseu de Itaipu – Campus Foz do Iguaçu

Nesta última semana ( terça feira (02/09)e sexta feira (05/09), os alunos do 2º ano e do 3º dos Cursos Técnico em Informática e Técnico em Edificações visitaram a exposição “Trabalhadores” do fotografo Sebastião Salgado, exposta no Ecomuseu da Itaipu, acompanhados pelos Prof Talitha Bianchini (disciplina de Artes), Prof Luciano Marcos dos Santos (disciplina de Língua Portuguesa) Prof Franco Harlos (disciplina de Sociologia) e Prof Edilene Queiroz (disciplina de Inglês) os alunos.

Na passagem pelas admiráveis fotos de Sebastião Salgado, podia-se notar comentários de assombro, alegria, emoção e perplexidade, acionando a sensibilidade perante aos alunos. Dentre tantas fotos significativas, os alunos se identificava, ficavam tocados e maravilhados ao conhecerem um pouco da história de diversas localidades, tais como Índia, Kuwait, Ucrânia, Polônia, Rússia, Brasil e E.U.A.

Na visão da Profa. Talitha Bianchini, a exposição veio no momento certo. “Em meio ao trabalho que vem sendo desenvolvido em sala de aula, a exposição caiu como uma luva, pois estamos trabalhando com o Auto-retrato. Através da observação das fotos em preto e branco – característica do artista – nesta coletânea de Sebastião Salgado os alunos puderam observar as expressões e composições faciais, diversas etnias e aspectos de luz e sombra, todos estes importantes para o crescimento do trabalho em classe”. Para o Prof Luciano essa atividade ajudará o aluno a “ampliar a visão de mundo e bagagem cultural do aluno, o que se refletirá na capacidade criativa, necessária para a produção textual”. Prof Franco destacou que “a partir da exposição de fotos faremos discussões sobre trabalho e mercado de trabalho, traçando paralelos entre as a imagens retratadas nas fotos de Sebastião Salgado e as condições atuais do trabalho no Brasil.

Essa atividade auxiliará os alunos a terem perspectivas mais amplas e claras das condições reais de trabalho a que os brasileiros e povos de outras nações estão submetidos, bem como os instrumentará para análises mais críticas e contundentes das condições de trabalho a que os próprios alunos serão submetidos enquanto profissionais”. Ao final da visita o entusiasmo foi unânime e fez com que os alunos pudessem sair a campo e vivenciar os contextos trabalhados em sala, além do privilégio de poder apreciar a exposição de um dos mais renomados fotógrafos do mundo. Durante o passeio os alunos tiveram a possibilidade de conhecer também as instalações permanentes do Ecomuseu e saber um pouco mais da história da construção da Usina de Itaipu.

Veja as fotos em nossa página no facebook.