Trabalho de Pesquisa gera publicação em Revista Internacional Nível A1. – Campus Foz do Iguaçu

Trabalho de Pesquisa gera publicação em Revista Internacional Nível A1.

O Projeto “Efeito da substituição da cal hidratada pelo filito na qualidade de argamassas” desenvolvido pela egressa do Curso Técnico em Edificações (turma formada em 2013) Thays Car foi publicado na Revista “Applied clay science”. A referida publicação é uma renomada revista internacional vinculada a Elsevier, com classificação A1 e elevado fator de impacto. É um meio de publicação internacional para trabalhos de pesquisa, revisões e recursos técnicos e notas no campo da ciência e da tecnologia aplicadas a argila em um sentido amplo, como materiais alternativos aplicados na construção civil.

A pesquisa, iniciada em 2012, com a coordenação da Professora Marcia Helena Beck fez parte do Programa de Bolsas do IFPR PIBIC-Jr quando a aluna Thays estava cursando o 2º Ano do Curso Técnico em Edificações. O projeto nasceu dos diálogos em sala de aula onda a professora Márcia contextualizou uma situação vivenciada por ela própria: ela observava que sua casa, construída com filito, estava tendo mais fissuras e mofo do que o normal. E partir deste ponto procurou-se respostas para tais fatos. Mesmo com o afastamento da Prof Marcia para o Doutorado e com a conclusão do Curso Técnico pela aluna, a pesquisa teve continuidade, sendo que quem assumiu a orientação dessa aluna foi o Prof Marcio Luiz Modolo, professor de Química e Chefe da Seção de Inovação do Câmpus Foz do Iguaçu (orientador em 2013 e 2014), bem como do apoio de docentes do Doutorado da Universidade de Passo Fundo, professores Pedro Alexandre Varella Escosteguy e Edson Campanhola Bortoluzzi. Houve também o envolvimento da Fundação Parque Tecnológico de Itaipu (FPTI) e aUniversidade do Centro Oeste do Paraná (UNICENTRO)

A pesquisa

O filito tem sido utilizado em substituição à cal hidratada para a produção de argamassas, mas isso tem gerado problemas em revestimentos. Com este trabalho objetivou-se avaliar o efeito desta substituição na qualidade da argamassa. Os resultados indicaram que as argamassas com filito têm maior porosidade, menor retração linear e menor resistência ao arrancamento. Isso ocorre devido às propriedades de expansão e retração dos argilominerais do filito, não identificados na cal hidratada. A substituição da cal pelo filito decresce a qualidade da argamassa.

Os principais resultados obtidos foram quanto a composição química e mineralógica e a morfologia do filito, que diferem da cal hidratada, proporcionando menor qualidade à argamassa confeccionada com este material. Conclui-se que a utilização do filito como substituto à cal em argamassas não produzem revestimentos de igual qualidade, logo não se justifica tal substituição na construção civil.

O projeto superou as expectativas, pois não se esperava uma publicação do artigo em uma revista de tão alto nível.

Link para a publicação