Alunos do Câmpus Foz do Iguaçu participam de Web Conferência com Instituição de Ensino da França – Campus Foz do Iguaçu

Numa iniciativa da Direção de Ensino do Câmpus Foz do Iguaçu, juntamente com os coordenadores dos Cursos de Aquicultura, Hidrologia e Edificações foi realizada uma web conferência entre alunos do Câmpus com o IUT da região de Marseille, localizado no sul da França, (que corresponde aos IFs brasileiros), que está ligado à Universidade de Aix-Marseille.

Essa web foi articulada pela Prof Dra Cristiana Vieira (UNILA) que está fazendo curso de Pós Doutorado junto a essa instituição e faz parte do evento Jornadas científicas e pedagógicas em EDUCAÇÃO AO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: Diálogos agentes/pesquisadores.

A palestra, intitulada Análises cruzadas: as experiências entre a pesquisa e a prátca de campo foi feita pelo Prof  Dr Georges Olivari, diretor da Maison de l’Eau de Barjols (maisonregionaledeleau.com), um dos mais importantes centros de estudos em águas da Europa, sendo que Olivari é uma das grandes autoridades no assunto. O tema dialogado referiu-se a questões sobre água e ao desenvolvimento sustentável, com destaque para a questão do Turismo Sustentável na região francesa e a  web aconteceu com tradução simultânea feita pela prof Cristiana.

Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a experiência francesa mostrando as ações de envolvimento comunitário para que a comunidade se tornasse protagonista na conservação dos recursos hídricos e mostrou de que forma essa conservação impactou positivamente na atividade econômica do turismo. Também puderam dialogar com o palestrante por meio de elaboração de questões buscando entender similaridade e particularidades de ações no território francês e brasileiro.