III FEIRA DE ESTÁGIOS DO CÂMPUS FOZ DO IGUAÇU – Campus Foz do Iguaçu

III FEIRA DE ESTÁGIOS DO CÂMPUS FOZ DO IGUAÇU

Teve início no dia 20 de Maio a III Feira de Estágio do IFPR-Câmpus Foz do Iguaçu.  A abertura do evento foi realizada pelo coordenador do evento,   Professor Bruno Erno Steckling seguido das falas da Diretora Geral do Câmpus Foz do Iguaçu, Professora Roseli Bernardete Dahlem e da Coordenadora do Curso Técnico em Hidrologia Kayla Walquiria Garmus. Após a abertura do evento, o representante Alex Sander Ambrosio– Engenheiro de Assistência Técnica-  produtos Tigre, apresentou palestra e workshop sobre o “Avanço da tecnologia dos plásticos em instalações hidráulicas prediais” e “Como reduzir problemas e aumentar a produtividade”, aos alunos do Curso Técnico em Edificações que também puderam acompanhar a palestra de Pablo Braga Machado – Engenheiro Civil – empresa JJBM Construtora, que relatou experiências empresariais, e falou sobre a “Crise hídrica urbana” e “Estágio prático profissional”. Outro ponto deste primeiro período de palestras foram os relatos de alunos egressos do IFPR sobre suas experiências no mercado de trabalho.

No período noturno as palestras foram dirigidas ao Curso Técnico de Hidrologia contando com os palestrantes: Rafael de Aguiar Gonzalez do Centro Internacional de Hidroinformática – CIH, falando da “Oportunidade de Estágio e inserção em projetos na hidroinformática”; Veridiana Bastolla, egressa do Curso de Hidrologia, que apresentou “Novas tecnologias e preparação para inserção profissional” e o professor Bruno Erno Steckling com a palestra de “Etapas e requisitos para estágio”. Simultaneamente ocorriam no miniauditório as Palestras para o Curso de Aquicultura com os convidados Carla Canzi da Itaipu Binacional com o tema a “Produção de Tilápia em tanque rede, contexto procedimental e legal”  e Ilson Mahl da COPACOL apresentando a  “Produção integrada de tilápia e assistência técnica à piscicultores”.

Já no segundo dia da feira o público do evento foram os alunos do curso Técnico em Edificações e os alunos do Curso de Licenciatura em Física que acompanharam pela manhã palestra com Leonan Lapezyk – Representante Comercial da Weber /Quartzolit – que ministrou palestra técnica e Workshop sobre “ Argamassas, soluções técnicas e impermeabilizantes para construção civil”. No período vespertino houve ainda uma Dinâmica Integrativa com os professores Givaldo e Kayla. O curso de Licenciatura em Física realizou Visita Técnica ao Polo Astronômico e Estação Ciência do PTI.

No dia 22 de maio, último dia de evento, os alunos do Curso Técnico em Cozinha acompanharam a apresentação do Chef Sarto, da Prática Equipamentos, com a palestra intitulada “Soluções Práticas em Empresa de Gastronomia”.

A III Feira de Estágios encerrou com os Cursos Técnico em Informática e Tecnólogo em Análises e Desenvolvimentos de Sistemas com uma Mesa redonda:  Tema “Oportunidades de Estágio” – Professor Antonio Marcos Hachisuca (Instituto de Tecnologia Aplicada a Inovação ­ ITAI) e Rafael González (Centro Internacional de Hidroinformática – CIH); seguindo com apresentação de experiências profissionais de alunos, fechando com a apresentação dos  alunos da Unioeste/PTI com a Palestra “De frente com a Engenharia da Computação”.