Gestão do Campus Foz do Iguaçu vai à Brasília representar o IFPR em encontro sobre a educação profissional na fronteira – Campus Foz do Iguaçu

O Instituto Federal do Paraná, juntamente com representantes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, debateu, na última quarta-feira (27), em Brasília, os desafios da educação profissional nas regiões fronteiriças. O IFPR foi representado pela Coordenadora de Relações Internacionais, Renata Ferreira, e pelo Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus Foz do Iguaçu, Nelson de Castro Neto, no encontro que contou com a presença de reitores, servidores de instituições da Rede Federal, representantes da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) e dos Ministérios da Educação (MEC) e da Integração Nacional (MI).

“O campus e a Direção de Relações Institucionais estudam a possibilidade de ampliar as relações com instituições argentinas e paraguaias a fim de promover a integração regional”, destaca Renata. O IFPR possui três campi em região de fronteira: Barracão, Foz do Iguaçu e Quedas do Iguaçu. No mais antigo deles, Campus Foz do Iguaçu, são destinadas atualmente duas vagas no Curso Técnico em Aquicultura Subsequente ao Ensino Médio para estudantes da Argentina, Paraguai ou Uruguai. A coordenadora ressalta que os outros campi também vêm prospectando parcerias de integração regional com os países vizinhos.

No evento, foram apresentadas as atividades desenvolvidas pelos grupos de trabalho (GTs) desde o último encontro, em agosto de 2015. Como resultado, os representantes dos GTs destacaram a construção de cursos técnicos binacionais, os acordos bilaterais com os países da América Latina, as estratégias de integração pedagógica, além das transformações dos arranjos socioeconômicos locais.

Além do IFPR, Estiveram representados os institutos federais do Acre (Ifac), do Amapá (Ifap), do Amazonas (Ifam), de Rondônia (IFRO), de Roraima (IFRR), do Mato Grosso (IFMT), do Mato Grosso do Sul (IFMS), do Rio Grande do Sul (IF Farroupilha e IFSul) e de Santa Catarina (IFSC).

O próximo Encontro dos Institutos Federais na Fronteira está previsto para setembro deste ano durante o Congresso da Federação Mundial dos Colleges e Politécnicos (WFCP, sigla em inglês). A intenção é concretizar possíveis acordos de cooperação com as instituições estrangeiras participantes do congresso.

Informações da Assessoria de Comunicação do Conif e da Reitoria do IFPR.