Aberta a edição 2019 do Projeto “Teatro e Dança” – Campus Foz do Iguaçu

Aberta a edição 2019 do Projeto “Teatro e Dança”

Transformar a arte num instrumento de socialização, de formação de cidadãos críticos, participativos e responsáveis. Esse é um dos objetivos do Projeto de Extensão “Teatro e Dança”, coordenado pelo professor do Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Foz do Iguaçu, Givaldo Moisés de Oliveira. A edição 2019 do Projeto foi lançada no dia 04 de abril, no Espaço das Artes.

Na ocasião, foram apresentados os setenta e cinco inscritos que integrarão o projeto ao longo do ano. São alunos e representantes da comunidade externa que exercerão atividades variadas, como atores, bailarinos, cenógrafos, sonoplastas, entre outros. Os participantes apresentam perfis bastante diversos, há desde aqueles que vão vivenciar pela primeira vez o universo das artes até aqueles que já atuam profissionalmente no cenário artístico-cultural local e regional.

Os novos integrantes terão a responsabilidade de produzir o musical “Gato Malhado e Andorinha Sinhá”, uma adaptação do clássico da Literatura de Jorge Amado, que aborda, entre outras coisas, o respeito às diferenças. “Nossa expectativa é trazer a comunidade para conhecer a produção artística realizada aqui no Campus, como foi feito em anos anteriores, em que trouxemos escolas municipais para assistir aos nossos espetáculos”, destaca o professor Givaldo Moisés.

Para abrigar todo este potencial, houve uma reestruturação do Espaço das Artes, a qual contou com uma readequação da arquibancada e da estrutura cênica, possibilitando aos alunos e comunidade um espaço mais cômodo e adequado para apresentações artísticas.

“É muito grande a importância do trabalho teatral dentro de um a instituição de ensino onde predominam as áreas técnicas, pois o teatro desenvolve a expressão corporal, a criatividade, a expressão vocal, a improvisação e, acima de tudo, a valorização da arte como elemento da representação humana”, resume o coordenador.

História

Desde sua criação, em 2013, o Projeto “Teatro e Dança” já teve dezenas de apresentações nas áreas de música e teatro, com destaque para a peça “Os Saltibancos”, em 2016. Outro importante desdobramento foi a implantação do Projeto “Clube da Música”, que reúne alunos e servidores com talentos musicais.

Sobre o coordenador – O professor Givaldo é ator e professor profissional com especialização na Faculdade de Artes do Paraná, com vasta experiência na atuação e direção de espetáculos. É docente de Literatura e Artes do IFPR – Campus Foz do Iguaçu e Representante do Campus no Núcleo de Artes do IFPR.