Seu browser não suporta JavaScript!

Portal Portal Padrão Barra de Identidade Visual do Governo Federal na Internet - APLICAÇÃO do Governo Brasileiro
Página Principal Notícias » asdAlunos de Edificações participam de palestra sobre Geopolítica

Alunos de Edificações participam de palestra sobre Geopolítica

Publicado em 8 de maio de 2018

Além de ajudar na formação crítica do aluno, palestra abordou temas bastante presentes nos vestibulares e Enem. Palestra foi ministrada pelo bacharel em Relações Internacionais e mestre em Geografia, Gustavo Glodes Blum

Primavera Árabe”, “Guerra na Síria”, “Eleição de Donald Trump”, “Terrorismo”, “Brexit”. Esses foram alguns dos tópicos abordados na vídeo-palestra “Geopolítica no Século XXI – Contexto e Atores Mundiais”, ministrada pelo bacharel em Relações Internacionais e mestre em Geografia, Gustavo Glodes Blum, e direcionada aos alunos do 3ano do curso Técnico de Edificações do Instituto Federal do Paraná – IFPR Campus Foz do Iguaçu. 

A iniciativa de promover o evento partiu do professor de Geografia do curso, Luiz Henrique Pastore Alves de Oliveira, com o objetivo de complementar a formação dos alunos. “Estamos trabalhando o conteúdo de Geopolítica na disciplina e achei pertinente convidar um especialista da área para aumentar a riqueza da discussão e propiciar o contato com as pesquisas científicas dentro deste campo de estudo”, explicou o professor.

O palestrante apresentou manchetes relacionadas à geopolítica mundial e destacou como a política internacional contemporânea gera conflitos e estratégias que influenciam diretamente a economia, o meio ambiente, as relações diplomáticas e a sociedade dos mais diferentes países. “Em Geografia Política, podemos dizer que pequenas coisas que acontecem pelo mundo são sintomas de estratégias e tomadas de decisão muito maiores”, ressaltou Gustavo Glodes Blum.

Na ocasião, o especialista também fez algumas indicações de leitura para os estudantes, indicando autores que são referência no estudo da geopolítica e da territorialidade, como José William Vesentini (“Novas Geopolíticas”) e Carlos Walter Porto Gonçalves (“A Nova Des-Ordem Mundial”).

Após a palestra, os alunos participaram com perguntas demonstrando grande interesse, especialmente por temas como o “Eurasianismo” e a Guerra na Síria. Para o professor Luiz Henrique, a palestra foi muito importante, pois, além de abordar questões bastante atuais que impactam as nossas vidas, tratou de conteúdos sempre presentes em vestibulares e também no ENEM.

Galeria de Imagens