Alunos apresentam projeto sobre realidade virtual – Campus Foz do Iguaçu

tecnologia

Alunos apresentam projeto sobre realidade virtual

Foto de alunos apresentando projeto para o engenheiro da Itaipu

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Foz do Iguaçu apresentou, na última quinta-feira (25), a primeira etapa de execução do Projeto de Pesquisa “Realidade Virtual Aplicada em Segurança de Barragens”, realizado com o apoio do Centro de Estudos Avançados em Segurança de Barragem (Ceasb), do Parque Tecnológico Itaipu (PTI).

O Projeto, coordenado pelo professor do Campus Itamar Pena Nieradka, teve início no final de 2018 e conta com a participação de três alunos do curso Técnico em Informática: Rafhael Pereira Zrenner, Fernando Apolinário Chagas e João Victor de Castro Oliveira.

A ideia do projeto é que os alunos possam modelar em 3D uma parte da Barragem da Usina de Itaipu, simulando seu funcionamento real, de acordo com os sensores que já estão instalados nela. “O objetivo é fazer com que o engenheiro responsável por verificar periodicamente o comportamento da barragem possa utilizar uma interface virtual para identificar com mais riqueza de detalhes se há mudanças na dinâmica da barragem e, caso seja necessário, efetue correções”, explica o coordenador.

Nesta primeira etapa, os alunos já desenvolveram um banco de dados que subsidiará o Projeto e participaram de um curso sobre conceitos básicos da tecnologia “Unity 3D”, a qual será utilizada no desenvolvimento do ambiente 3D. Além da oportunidade de aplicarem na prática o conhecimento adquirido, os alunos do Técnico em Informática utilizarão a experiência para embasar o projeto de conclusão de curso.

O Engenheiro da Itaipu Binacional, Dimilson Coelho, participou da apresentação, orientando os estudantes e fornecendo dados que serão usados na construção da modelagem virtual. A vigência do Projeto é de cinco anos e, ao longo desse período, haverá outras reuniões para apresentação de resultados.