Portal Portal Padrão Barra de Identidade Visual do Governo Federal na Internet - APLICAÇÃO do Governo Brasileiro
Página Principal Notícias » asdAlunos visitam centro referência nacional em gestão de materiais recicláveis

Alunos visitam centro referência nacional em gestão de materiais recicláveis

Publicado em 10 de maio de 2018

Curso Técnico em Meio Ambiente realizou visita técnica à Associação de Catadores de Santa Terezinha de Itaipu

Você sabia que o município de Santa Terezinha de Itaipu é uma referência nacional quando falamos em gestão de resíduos sólidos? 85% dos materiais recicláveis do município são destinados para reciclagem e grande parte deste mérito deve-se a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis e/ou Reaproveitáveis de Santa Terezinha de Itaipu (Acaresti). E é por isso que os alunos do curso Técnico em Meio Ambiente do Instituto Federal do Paraná – IFPR Campus Foz do Iguaçu realizaram, na última terça-feira (08), um visita técnica até a sede da Associação.

A coordenadora da visita, professora Fernanda Rubio, explica a atividade teve por objetivo complementar o conteúdo programático da disciplina de “Gerenciamento de Resíduos Sólidos”, possibilitando aos alunos vivenciar a prática da segregação, manejo e tratamento dos resíduos sólidos urbanos.

Na Acaresti, os alunos e professores do curso foram recebidos pelo engenheiro ambiental Darlei Sauer de Souza, que ministrou palestra sobre o início das atividades de gerenciamento de resíduos sólidos no município, o histórico de criação da Associação e os projetos sociais que envolvem os catadores. Após a palestra inicial, houve um café colonial com produtos caseiros da região e visita monitorada pela estrutura física do centro de triagem. Para finalizar, os alunos receberam um kit “Sabão Ecológico Acaresti”, produzido com óleo de fritura usado, o qual inclui sabão em barra, pasta para limpeza de metais e sabão líquido.

A visita técnica foi muito proveitosa. Os alunos se envolveram nos questionamentos apresentados, ficaram atentos e foram muito participativos. Foi muito importante complementar o conteúdo técnico da disciplina e dar uma dimensão sobre a importância socioambiental e econômica da destinação correta do lixo”, destacou Fernanda Rubio.

Sobre a Acaresti – A Associação de Catadores de Materiais Recicláveis e/ou Reaproveitáveis de Santa Terezinha de Itaipu – Acaresti é constituída por 42 catadores que trabalham num barracão de 1285 m2, equipado com o que há de mais moderno em termos de gerenciamento correto dos resíduos sólidos. No centro de triagem é realizada a venda dos materiais separados e prensados quinzenalmente e todo o lucro é dividido entre os associados conforme os dias trabalhados.