Campus Foz realiza Fase 1 da Olimpíada de Robótica – Campus Foz do Iguaçu

robótica

Campus Foz realiza Fase 1 da Olimpíada de Robótica

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Foz do Iguaçu realizou, nesta quinta-feira (23), uma demonstração com os selecionados na I Etapa da Olimpíada de Robótica do IFPR, na modalidade Seguidor de Linha.Esta etapa é interna ao Campus e é classificatória para a II Etapa, que reunirá participantes de todo o IFPR no Campus Colombo.

Participaram da Fase I, quatro equipes, as quais três são formadas por alunos do Curso Técnico em Informática e uma composta por alunas da Licenciatura em Física. Sete robôs participarão da segunda fase do evento, sendo dois Robôs Seguidores de Linha Júnior (Lego), três robôs Seguidores de Linha Pro (Arduíno) e dois robôs na categoria Sumô.

O professor Evandro Cantú é o responsável por orientar as equipes de Robótica e organizar a etapa local. “Pela nossa experiência, vemos que o projeto desdobra-se como forte fator de motivação para os alunos seguirem na área técnica. Todos os estudantes encaram o evento como uma atividade lúdica e desafiadora, além de ser uma oportunidade única para que eles aprendam a trabalhar em equipe e compartilhar informações”, explica o professor de Informática, Evandro Cantú.

Sobre a Olimpíada

A Olimpíada IFPR de Robótica é um projeto da Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação (PROEPI/IFPR) na qual os campi participam por meio de um edital, recebendo recursos para aquisição de equipamentos e preparação das equipes. O Campus Foz do Iguaçu participa desde 2014 da Olimpíada e já conquistou boas colocações, com destaque para a edição de 2016, na qual ganhou o 1o lugar na modalidade “Seguidor de Linha Lego” e 2olugar na modalidade “Seguidor de Linha Arduíno”. Já no ano passado, o Campus levou o 2º lugar na categoria Sumô 1Kg. Além disso, com os recursos obtidos por meio dos editais lançados pela Proeppi, o Campus já conseguiu muitos dos materiais de robótica disponíveis no LabMaker.