Formação Pedagógica aborda inclusão – Campus Foz do Iguaçu

Formação Pedagógica aborda inclusão

Nos dias 23 e 24 de maio, o IFPR – Campus Foz do Iguaçu – por meio do Núcleo (Napne), da Seção Pedagógica, da Coordenação e da Direção de Ensino – realizou mais uma etapa da Formação Pedagógica, destinada à capacitação de docentes e alunos. As atividades foram pensadas para promover a sensibilização da comunidade escolar acerca das dificuldades cotidianas de pessoas com necessidades específicas.

Para os estudantes, as atividades práticas foram idealizadas para fazê-los se colocar no lugar do outro, por isso o título “Se eu fosse você?”. Entre outras coisas, os alunos participaram de Oficina de libras; jogaram Goal ball com uma equipe profissional; e da Oficina “Reconhecendo as diferenças”.

Para os servidores, as atividades desenvolvidas foram relacionadas a situações de ensino. A formação contou com a parceria do coordenador do Napne do Campus de Londrina do IFPR, Lucas Negri. Ele ministrou palestras sobre Adaptação e Flexibilização curricular; Adaptação de Materiais didáticos; e Orientação e Mobilidade.

“Vejo estas atividades como muito positivas, pois promovem a reflexão dos envolvidos em relação ao outro, além de fomentar e estimular práticas inclusivas em relação às pessoas com necessidades específicas”, ressalta o pedagogo do Campus Foz, Celso de Oliveira.

O aluno Nicolas Azevedo, do 1º ano do curso Técnico em Aquicultura, gostou bastante do evento, especialmente, a atividade do Goal Ball. “Achei muito legal, pois não conhecia este esporte e vi que é muito difícil. A sociedade julga os cegos subestimando a sua capacidade e isso aqui prova o quanto eles são capazes”, relatou o aluno, em alusão à equipe de Goal Ball da Associação de Deficientes Visuais de Foz do Iguaçu (Adevifoz).