Início notícias Campus Foz realiza Semana Acadêmica de Meio Ambiente

Campus Foz realiza Semana Acadêmica de Meio Ambiente

Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, o Curso Técnico em Meio Ambiente do IFPR – Campus Foz do Iguaçu realizou, nos dias 04 e 05 de junho, a III Semana do Meio Ambiente. Para a ocasião, o colegiado do curso preparou uma programação especial, que incluiu palestras, minicursos e dinâmicas.

O evento ocorreu nos turnos da manhã e da tarde e contou com a participação de convidados vindos de várias instituições. A coordenadora do curso, Kayla Garmus, ressaltou a importância do evento. “Todos os anos estamos em busca de inserir nossos alunos no meio da pesquisa, trazendo profissionais já atuantes nessa área. Além disso, buscamos a integração entre os alunos das diferentes turmas. Ficamos muito felizes por cumprirmos esses objetivos”, ressalta a coordenadora.

A abertura do evento ocorreu na manhã da quarta-feira e contou com uma breve fala da diretora de Ensino, Camila Porto, e com a palestra de abertura intitulada “Dinâmica do Mercúrio na Estrutura do Ecossistema do Reservatório da Usina Hidrelétrica de Itaipu”, ministrada pela engenheira ambiental Sabrina Kerkhoff. Na sequência, houve a palestra “Nutrição: quebrando tabus”, tendo o nutricionista Edson Cestari como ministrante.

Ainda no dia 04, houve a realização dos minicursos: “A construção da agenda 2030 dos objetivos do desenvolvimento sustentável – ODS”, ministrado pelo coordenador Geral Adjunto do Parlamento Nacional da Juventude Pela Água João Paulo Angeli; “Reciclagem de óleo residual a partir de fabricação do sabão ecológico”, ministrado pela professora Kayla Garmus e pelas acadêmicas: Ana Paula Santos Figueiredo e Gabriela Bastos Rodrigues Correa; “Produção de Exsicatas”, ministrada pelos estudantes do curso Técnico em Meio ambiente Stefany Daniely Quilante e Jonas Franke Raupp; “Produção de preparados de microrganismos eficazes”, sob responsabilidade dos alunos do curso Técnico em Meio Ambiente: Ana Julia Loebel, Karen Yuka Fugihara e Rafael Guelere.

Programação da quarta-feira – Na manhã do dia 05, houve a palestra “Saneamento Ambiental”, ministrada pelo engenheiro ambiental Jonas Rodrigo dos Santos. Em seguida, o professor do Colegiado de Aquicultura do IFPR Anderson Coldebella ministrou a palestra “Os efluentes da Aquicultura e o Meio Ambiente”.

Para finalizar a semana, houve uma dinâmica conduzida pelos professores: Lilian Bianca Garcia Dourado, Willian Medeiros Giménez e Vanessa Fortunato. Na ocasião, os alunos participaram de um jogo do conhecimento envolvendo perguntas e respostas sobre os conteúdos ministrados ao longo do curso.