Início notícias Curso de Licenciatura em Física do IFPR oferta 36 vagas para ingresso em 2020

Curso de Licenciatura em Física do IFPR oferta 36 vagas para ingresso em 2020

O curso superior de Licenciatura em Física do Instituto Federal do Paraná – Campus Foz do Iguaçu Foz do Iguaçu está com inscrições abertas para o Processo Seletivo 2020. O curso é noturno, tem duração de quatro anos e meio e oferece 36 vagas.

Implantado em 2014, a graduação é a única na Região do Oeste do Paraná a oferecer a licenciatura especificamente em Física. O objetivo é formar bons profissionais na área do ensino da disciplina, atentos às diversas tendências e aptos a possibilitar aos seus alunos o acesso ao conhecimento investigativo, científico e tecnológico.

A estrutura curricular da Licenciatura em Física prevê que o aluno tenha contato com disciplinas de Física e de Educação, entre outras. Os alunos têm a oportunidade de aliar teoria e prática nos laboratórios utilizados ao longo de toda a graduação e nas oficinas de ensino-aprendizagem, nas quais os discentes são estimulados a produzir atividades didático-pedagógicas.

Falta de profissionais qualificados – O Censo da Educação de 2015 revelou que, no Brasil, quase metade dos professores do ensino médio dá aulas de disciplinas para as quais não tem formação específica. O problema atinge escolas públicas e privadas e    a situação é ainda mais grave no ensino de Física. E foi para contribuir para reduzir essa lacuna que o curso de Licenciatura em Física do IFPR – Foz do Iguaçu foi desenvolvido.

Edital para Professores – Para atender, ainda mais, às demandas locais e regionais, o curso destina 4 vagas, por meio de Processo Seletivo Simplificado, a professores das redes públicas municipais, estaduais e federal que tenham ingressado por concurso público. Também é exigido que tenham pelo menos três anos de exercício da profissão e não sejam portadores de diploma de graduação.Os interessados têm até o dia 13 de setembro para realizar a inscrição no Processo Seletivo Simplificado. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas na Secretarias Acadêmica do campus.