Equipe apoiada pelo IFPR representará Foz no Regional Sul de Goalball – Campus Foz do Iguaçu

Notícias

Equipe apoiada pelo IFPR representará Foz no Regional Sul de Goalball

Publicado em

Copiado!

Foz do Iguaçu sediará, de 19/04 até 22/04, o Regional Sul de Goalball. O IFPR Foz do Iguaçu apoia, por meio do Projeto de Extensão “Golbol no IFPR: aprendendo com a diversidade funcional”. Evento terá 14 equipes masculinas e femininas do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Equipes do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina vão se encontrar em Foz do Iguaçu a partir desta quinta-feira, 19, para a disputa do Regional Sul de Goalball, promovido pela Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais. O Instituto Federal do Paraná – IFPR Campus Foz do Iguaçu, por meio do Projeto de Extensão “Golbol no IFPR: aprendendo com a diversidade funcional”, é parceiro das equipes masculina e feminina da Associação de Deficientes Visuais de Foz do Iguaçu (Adevifoz), que representarão a cidade de Foz do Iguaçu no torneio.

O Goalball, também conhecido por Golbol, é um jogo praticado por atletas que apresentam deficiência visual, cujo objetivo é arremessar uma bola sonora com as mãos no gol do adversário. Cada time joga com três jogadores e todos os atletas usam vendas nos olhos.

As equipes do Adevifoz treinam duas vezes por semana no Ginásio do IFPR e recebem apoio dos servidores do Campus Foz do Iguaçu para organizar e realizar os treinos. O diretor de Planejamento e Administração, Flávio Alves Pedrosa, explica que a parceria com a Associação de Deficientes Visuais é muito importante para o Campus, uma vez que incentiva a interação entre as pessoas com deficiência visual e membros da comunidade acadêmica do IFPR. “O projeto proporciona, também, a inserção das pessoas com deficiência na prática paradesportiva, promovendo a melhoria de sua qualidade de vida através de uma prática de lazer”, ressalta o diretor.

O Regional Sul de Goalball vai reunir nove equipes na categoria masculina e cinco na feminina. O Paraná tem o maior número de participantes com oito equipes, Santa Catarina tem quatro e o Rio Grande do Sul conta com dois times. Além do título, as disputas serão também por duas vagas no masculino e uma no feminino na Copa Loterias Caixa – Série A, e por uma vaga em cada categoria na Série B.

As partidas serão realizadas no Ginásio de Esportes Costa Cavalcanti até o domingo, 22, quando serão conhecidos os campeões da competição e os times classificados para os campeonatos nacionais. A entrada é gratuita. Informações: https://cbdv.org.br/evento/regional-sul-de-goalball-2

 Serviço

Regional Sul de Goalball 2018

Data: 20 a 22 de abril

Local: Ginásio de Esportes Costa Cavalcante

Endereço: Rua Lisboa, 500 – Jardim Alice I – Foz do Iguaçu

Entrada franca

 

Com informações da Assessoria de Comunicação CBDV.

 

Topo