Instituto Federal do Paraná Marca do IFPR I NS TIT U T O F EDER A L Paraná Campus Foz do Iguaçu
Início notícias Especialista vem ao Campus conhecer projetos de educação financeira

Especialista vem ao Campus conhecer projetos de educação financeira

Publicado em

Já pensou viajar por todo o Brasil por um ano em busca de boas histórias e ainda receber um salário anual de 100 mil reais para isso? Foi exatamente o que aconteceu com o jovem professor Guilherme Casagrande. Com 24 anos, ele venceu quase 7 mil inscritos na seleção do Serasa Consumidor e aceitou o desafio de conhecer e divulgar iniciativas inovadoras de educação financeira pelo país. Na última sexta-feira (26), foi a vez do Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Foz do Iguaçu receber a visita de Guilherme.

A vinda ao Campus foi motivada pelo trabalho desenvolvido pela professora de matemática do Campus, Adriana Stefanello Somavilla, que tem como objetos de pesquisa a Matemática Financeira e a Educação Financeira nos diversos níveis de ensino. “O trabalho do Guilherme é muito importante, porque ele está difundindo um tema que é muito pertinente, mas pouquíssimo trabalhado na formação tanto dos professores, quanto dos estudantes”, destaca a professora Adriana.

Na ocasião, ele também conheceu as acadêmicas de Engenharia de Aquicultura Elisiane da Silva Figueiredo e Hellen Krystiane Alves Ferreira, que colaboram com a professora Adriana no desenvolvimento do projeto “A Educação Financeira Escolar: entrelaçamentos entre o cenário atual e a formação de professores de matemática”.

“Foi um prazer conhecer o IFPR e, principalmente, as iniciativas voltadas à educação financeira. Estou viajando por todo o Brasil, buscando instituições que valorizam e debatam o tema, e poucas são encontradas. Parabéns pelo trabalho desenvolvido no Instituto e por todas as pesquisas desenvolvidas pela professora Adriana e seus alunos”, ressaltou o especialista Serasa Consumidor.

Finanças na sala de aula – Ao longo de sua trajetória profissional, a professora Adriana tem aprofundado no tema da educação financeira, e o atual projeto coordenado por ela busca expor um panorama geral sobre o tema, abordando entre outras coisas a formação de professores de matemática nessa perspectiva, a inserção da educação financeira pela Base Nacional Comum Curricular e a relação entre “Matemática Financeira “ e “Educação Financeira”.

Veja fotos no Facebook do IFPR – Foz do Iguaçu.

Galeria de Fotos

Topo