Especialista vem ao Campus conhecer projetos de educação financeira – Campus Foz do Iguaçu

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Especialista vem ao Campus conhecer projetos de educação financeira

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Já pensou viajar por todo o Brasil por um ano em busca de boas histórias e ainda receber um salário anual de 100 mil reais para isso? Foi exatamente o que aconteceu com o jovem professor Guilherme Casagrande. Com 24 anos, ele venceu quase 7 mil inscritos na seleção do Serasa Consumidor e aceitou o desafio de conhecer e divulgar iniciativas inovadoras de educação financeira pelo país. Na última sexta-feira (26), foi a vez do Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Foz do Iguaçu receber a visita de Guilherme.

A vinda ao Campus foi motivada pelo trabalho desenvolvido pela professora de matemática do Campus, Adriana Stefanello Somavilla, que tem como objetos de pesquisa a Matemática Financeira e a Educação Financeira nos diversos níveis de ensino. “O trabalho do Guilherme é muito importante, porque ele está difundindo um tema que é muito pertinente, mas pouquíssimo trabalhado na formação tanto dos professores, quanto dos estudantes”, destaca a professora Adriana.

Na ocasião, ele também conheceu as acadêmicas de Engenharia de Aquicultura Elisiane da Silva Figueiredo e Hellen Krystiane Alves Ferreira, que colaboram com a professora Adriana no desenvolvimento do projeto “A Educação Financeira Escolar: entrelaçamentos entre o cenário atual e a formação de professores de matemática”.

“Foi um prazer conhecer o IFPR e, principalmente, as iniciativas voltadas à educação financeira. Estou viajando por todo o Brasil, buscando instituições que valorizam e debatam o tema, e poucas são encontradas. Parabéns pelo trabalho desenvolvido no Instituto e por todas as pesquisas desenvolvidas pela professora Adriana e seus alunos”, ressaltou o especialista Serasa Consumidor.

Finanças na sala de aula – Ao longo de sua trajetória profissional, a professora Adriana tem aprofundado no tema da educação financeira, e o atual projeto coordenado por ela busca expor um panorama geral sobre o tema, abordando entre outras coisas a formação de professores de matemática nessa perspectiva, a inserção da educação financeira pela Base Nacional Comum Curricular e a relação entre “Matemática Financeira “ e “Educação Financeira”.

Veja fotos no Facebook do IFPR – Foz do Iguaçu.

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