Estudantes argentinos realizam atividade intercultural no IFPR – Foz – Campus Foz do Iguaçu

Estudantes argentinos realizam atividade intercultural no IFPR – Foz

Professores e alunos da tradicional “Escuela Normal Juan Bauptista Alberdi”, situada na província de Tucumán, noroeste argentino, visitaram o Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Foz do Iguaçu na quinta-feira (01). Na oportunidade, os alunos foram recepcionados por estudantes de cursos técnicos e professores de Línguas do Campus e participaram de diversas atividades de integração intercultural.

A professora Márcia Pessini foi uma das responsáveis por trazer os alunos argentinos para partilhar conhecimentos com os alunos dos 3o ano de Edificações e 1o de Informática. “Além de estimular a prática do espanhol entre nossos alunos que estudam o idioma, quisemos criar um ambiente intercultural, de respeito e de trocas de experiências”, justificou a professora, que também coordena o projeto “Formação de professores em contexto de Fronteiras”.

“Nossa escola foi construída em 1875 e conta com 1800 alunos. A mesma importância que damos ao Inglês e ao Francês damos ao Português. Nossos alunos têm aulas do idioma quatro horas por semana, durante todo o secundário, que tem a duração de cinco anos. Estou maravilhada com as apresentações sobre o IFPR e pela oportunidade que nossos estudantes estão tendo aqui”, enalteceu a professora de Português, Maria Luz Garzón.

Entre as atividades realizadas, houve uma breve palestra do professor Raphael Medeiros Cruz, abordando algumas peculiaridades da gastronomia brasileira e esclarecendo dúvidas dos argentinos sobre nossos hábitos alimentares. Os alunos fizeram, também, um tour pelo Campus, conhecendo os diversos setores e as instalações físicas.

Brasil de Norte a Sul

Sob orientação da professora de Inglês, Patrícia de Lara Ramos, alunos do curso Técnico em Informática do IFPR, prepararam uma apresentação sobre a cultura das regiões brasileiras, abordando aspectos que vão além do senso comum, que associa o Brasil exclusivamente ao “samba, futebol e carnaval”. A aluna Agatha Isabelle Loreto Camara foi uma das responsáveis por falar aos nossos vizinhos. “A gente está muito perto fisicamente, mas estamos muito distantes culturalmente. Por isso, acho muito importante apresentar quem somos, nossa diversidade e ajudar a tirar estereótipos”, ressaltou.

A estudante argentina, Hannah Otero, explica que ela estuda português há seis anos, mas ainda não tinha tido a oportunidade de visitar o Brasil. “Este ano, fizemos uma exposição sobre lusofonia e o nosso estande era sobre cultura brasileira. Tivemos a oportunidade de aprender bastante na teoria sobre o Brasil e, hoje, estou muito feliz por conhecer o país pessoalmente e conversar em português com outras pessoas”, destacou.

Acompanhados, também, pelo professor de espanhol do Campus, Denis Antonio Silva, brasileiros e argentinos vivenciaram um momento mais descontraído, com perguntas envolvendo curiosidades sobre as duas partes e um lanche com comidas típicas.

Confira fotos no Facebook.