Campus Foz sediará Olimpíada Brasileira de Agropecuária – Campus Foz do Iguaçu

Campus Foz sediará Olimpíada Brasileira de Agropecuária

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Foz do Iguaçu foi escolhido para sediar a nona edição da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (Obap), que será realizada nos dias 27 e 28 de setembro deste ano. Para formalizar a parceria, o reitor do IFPR, Odacir Zanatta, o diretor-geral do Campus, Alcione Benacchio, e a equipe organizadora do evento,composta por servidores do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais, assinaram, nesta sexta-feira (08), o Termo de Compromisso para Organização do evento.

A Obap é uma competição científica nacional destinada aos alunos do curso Técnico em Agropecuária e demais cursos do Eixo Tecnológico Recursos Naturais. Este será o primeiro ano que a Olimpíada ocorrerá fora do estado de Minas Gerais. “Receber essa Olimpíada é um marco extremamente importante para nós, já que é uma grande oportunidade para dar visibilidade aos nossos cursos, projetos e trabalhos e nos aproximar do setor produtivo, que estará presente conferindo o que os Institutos Federais têm de melhor. Tenho certeza que a parceria IFPR-IF Sul de Minas trará muito sucesso ao evento”, ressaltou o reitor.

O objetivo da Obap é estimular o ingresso de jovens do ensino técnico integrado e técnico subsequente em carreiras técnico-científicas e docente, incentivando a participação em atividades de iniciação científica e a produção de tecnologia. A ideia é colocá-los em situações desafiadoras, estimulando a cooperação e a integração entre eles, retornando assim, para a sociedade brasileira, benefícios originados da melhoria no ensino público de nível médio e técnico ligados à agropecuária.

A competição é dividida em etapa virtual e etapa presencial. A expectativa é de que cerca de 800 equipes nacionais e internacionais, integradas por três alunos e um orientador, participem da primeira fase da competição. Na segunda etapa, a previsão é de que 320 participantes venham fazer as provas em Foz do Iguaçu.

Internacionalização

Desde a última edição, a Obap vem estimulando a participação de equipes de outros países. Ano passado, a competição contou com equipes de países de Língua Portuguesa, como Angola e Moçambique. Este ano, a internacionalização ganhará ainda mais força com a participação de alguns países vizinhos, como Argentina, Paraguai e Uruguai. “Nosso Campus tem buscado fortalecer as ações voltadas à internacionalização e um evento como este será, sem dúvida, um importante instrumento de integração entre os países.”, afirmou o diretor-geral do Campus Foz, Alcione Benacchio.

O IFPR e o IF Sul de Minas já estudam uma futura parceria para realizarem, em Foz do Iguaçu, a primeira Olimpíada Internacional de Agropecuária, evento que seria maior que versão brasileira e única no mundo nesta área.“Esta é uma edição especial da OBAP, já que será sediada numa cidade de projeção nacional, com muitos atrativos turísticos, localizada numa região de fronteira, o que facilitará a logística para participação destes parceiros internacionais. Esperamos que novos projetos surjam a partir desta parceria.”, destacou o vice-presidente de Relações Institucionais do IF Sul de Minas e coordenador do evento. Marcelo Bregagnoli.