IFPR – Foz sedia oficina de Educação Ambiental – Campus Foz do Iguaçu

Evento regional

IFPR – Foz sedia oficina de Educação Ambiental

Evento ocorre de 22 a 24 de abril em Foz do Iguaçu, reunindo representantes de órgãos diversos que atuam com EA no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul

O Instituto Federal do Paraná – Campus Foz do Iguaçu sediará, entre os dias 22 e 24 de abril, a regional Sul da oficina “Formação de formadores em monitoramento e avaliação de projetos e políticas públicas de educação ambiental de transição para sociedades sustentáveis”. O evento é realizado pela Articulação Nacional de Políticas Públicas de Educação Ambiental (Anppea) e reunirá representantes da sociedade civil, prefeituras e governos estaduais dos três estados da região Sul que atuam na formulação e execução de políticas públicas de educação ambiental.

As Inscrições para a oficina serão recebidas até o dia 8 de abril de 2019 por meio do preenchimento do formulário indicado no link https://goo.gl/forms/qqF8p7ai04E1ZbgB2. A oficina contará com 36 horas de duração, sendo 20 horas presenciais e 16 horas com atividades a distância a serem cumpridas até 24 de maio de 2019. Os participantes receberão certificado da oficina se alcançarem 100% de frequência e cumprirem as atividades a distância.

Podem participar educadores ambientais, gestores públicos municipais, estaduais e federais, técnicos e analistas representando as CIEAs, Coletivos Educadores, Coletivos Jovens, Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (ComVidas) das escolas do ensino fundamental e médio, Salas Verdes (projeto do Ministério do Meio Ambiente – MMA), redes de educação ambiental, unidades de conservação, comitês de bacias hidrográficas, escolas, instituições de educação superior, organizações não governamentais, movimentos sociais e setor privado, entre outros atores.

Os participantes serão estimulados e orientados para executar ações de monitoramento e avaliação de projetos e políticas públicas de educação ambiental, utilizando um conjunto de 27 indicadores lançados pela ANPPEA em dezembro último.

Para Rosani Borba, educadora ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Foz do Iguaçu e membro do Coletivo Educador Ambiental, é de grande relevância para nosso município apoiar a realização de uma oficina que tratará de indicadores de projetos e políticas públicas de EA. “Entendemos esse processo formativo como oportunidade de avaliarmos nossa caminhada e aplicá-lo em nosso trabalho futuro, considerando que estamos no momento construindo a Política Municipal de Educação Ambiental. O município de Foz do Iguaçu e região atuam há mais de uma década com Educação Ambiental” finaliza.

Serviço

Oficina Sul de formação de formadores sobre monitoramento e avaliação de políticas públicas de educação ambiental

Quando: 22 a 24 de abril de 2019

Onde: Instituto Federal Paraná – Campus Foz do Iguaçu