IFPR lança editais de assistência estudantil – Campus Foz do Iguaçu

IFPR lança editais de assistência estudantil

Os editais de inscrição para discentes do IFPR em programas de assistência estudantil para o ano de 2019 foram lançados nesta quarta-feira, dia 19 de dezembro. São cinco programas destinados a incentivar a permanência dos estudantes na instituição, promover melhor desenvolvimento das atividades educacionais e combater os índices de evasão, assegurando o sucesso escolar.

São eles: Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja)Programa de Assistência Complementar ao Estudante (Pace)Programa Estudante – Atleta (PEA)Programa de Bolsas Acadêmicas de Inclusão Social (Pbis) e Programa de Monitoria.

A servidora Marilisi Fischer, diretora de Assuntos Estudantis, explica que o lançamento dos editais em dezembro, embora as inscrições sejam apenas em fevereiro, atende a objetivos estratégicos e que visam o aprimoramento da assistência estudantil em âmbito institucional: “Queremos assegurar a ampla divulgação dos programas aos estudantes, antecipar o pagamento das bolsas a partir de março – até então ocorriam a partir de abril, além de elucidar as dúvidas que podem existir em relação ao novo Sistema de Gerenciamento da Assistência Estudantil (SiGAE), que está em implantação, e o Índice de Vulnerabilidade Social (IVS)”.

A implantação do IVS atende a um anseio da comunidade acadêmica por mais celeridade na análise dos processos dos estudantes e respectivas concessões de bolsas. Trata-se de um cálculo padronizado que adota indicadores mensuráveis e será utilizado, a partir de 2019, nas análises socioeconômicas, o que também traz mais transparência para a concessão de bolsas estudantis. Dentre os indicadores que compõem o IVs estão: renda familiar, composição familiar, situação de trabalho e emprego, educação do estudante e situações de moradia e saúde da família, participação em programas sociais, entre outros.

Em 2019, portanto, os estudantes deverão realizar as inscrições, a partir do dia 07 de fevereiro, pela Internet, por meio do SiGAE com a documentação exigida em edital para cada um dos programas.

Confira outras informações como datas, valores e orientações que você encontra abaixo e na íntegra dos editais, disponíveis também na página da Assistência Estudantil.

Proeja

Seleção de estudantes devidamente matriculados nos cursos Proeja Integrado e Proeja-Fic, do IFPR, em situação de vulnerabilidade socioeconômica, para concessão de bolsa para custear parcialmente despesas com alimentação, transporte e aquisição de material didático.

Inscrições 07 de fevereiro a 15 de fevereiro de 2019, exclusivamente pelo Formulário Eletrônico de Inscrição, via SiGAE.
Requisito – Estar devidamente matriculado/a nos cursos PROEJA Integrado ou PROEJA Fic do IFPR.
O valor destinado para este Edital é de R$ 148.500,00.
Número de bolsas: 55.
Confira a íntegra do edital n°170/2018
Pace

A seleção de estudantes, devidamente matriculados em cursos técnicos de nível médio (integrado, concomitante e subsequente) e superiores regulares do IFPR, na modalidade presencial, em situação de vulnerabilidade socioeconômica, para concessão de auxílio para fins de custear parcialmente despesas com: alimentação, moradia, transporte e aquisição de material didático.

Requisito: estar matriculado nos cursos técnicos de nível médio (concomitante, integrado e subsequente), Educação no Campo/Regime de Alternância e superior (licenciatura, bacharelado e tecnólogo). Comprovar situação de vulnerabilidade socioeconômica, através de documentação.
O valor total destinado a este Programa é de R$ 9.785.610,00.
Número de auxílios: 5309.
O valor do auxílio:
Categoria I: R$ 150,00.

Categoria II: R$ 280,00.

Confira a íntegra do edital n°171/2018
Pbis

Inscrição e seleção de estudantes, devidamente matriculados/as em cursos técnicos em nível médio (integrado, concomitante e subsequente) e superior, regulares no IFPR, na modalidade presencial, em situação de vulnerabilidade socioeconômica, para concessão de bolsa visando ao desenvolvimento de atividades em projetos educacionais aprovados para o exercício 2019.

Requisito – Estar devidamente matriculado/a nos cursos técnicos de nível médio e ensino superior (bacharelado, licenciatura, tecnólogo).
O valor do auxílio: R$ 300,00 mensais.
Pagamentos estão compreendidos entre março a novembro de 2019.
Confira a íntegra do edital n°173/2018
PEA

A seleção de estudantes, devidamente matriculados/as em cursos técnicos em nível médio (integrado, concomitante e subsequente) e superior regulares do IFPR, na modalidade presencial, em situação de vulnerabilidade socioeconômica, para concessão de bolsas (auxílios financeiros) para participação em atividades desportivas, tanto em modalidades coletivas como individuais.

Confira a íntegra do edital n°174/2018
Programa Monitoria

A seleção de estudantes, devidamente matriculados/as em cursos técnicos em nível médio (integrado, concomitante e subsequente) e superiores regulares do IFPR na modalidade presencial, em situação de vulnerabilidade socioeconômica e aptidão para o componente curricular ao qual concorre, para concessão de bolsas (auxílios financeiros) e desenvolvimento de atividades acadêmicas/escolares de monitoria.

Confira a íntegra do edital n°172/2018