Instituto Federal do Paraná Marca do IFPR I NS TIT U T O F EDER A L Paraná Campus Foz do Iguaçu
Início notícias IFPR realiza abraço simbólico em defesa da educação pública de qualidade

IFPR realiza abraço simbólico em defesa da educação pública de qualidade

Publicado em

O IFPR – Foz do Iguaçu realizará, na próxima segunda-feira (13), um ato em defesa da educação pública e de qualidade. Na ocasião, alunos, servidores, pais e representantes da sociedade realizarão um abraço em torno do Campus, simbolizando apoio à luta pela reversão do bloqueio de 30% do orçamento das instituições federais de ensino imposto pelo Ministério da Educação (MEC). O abraço será no intervalo, sem comprometer o andamento das aulas.

No IFPR, o bloqueio significa um impacto de R$ 20.895.166,00, o que, em média, corresponde a 36% do orçamento discricionário, em ações como custeio, investimento e expansão.

Na prática, o Instituto corre o risco de ficar sem recursos para vigilância, limpeza, manutenção, transporte. O pagamento das contas de energia elétrica e da água poderá ficar suspenso e, a longo prazo, pesquisas e projetos poderão ser paralisados.

“Sabíamos que haveria uma redução no orçamento, mas imaginávamos que fazendo alguns ajustes seria possível seguir em frente, buscar alternativas, como parcerias público-privadas. Mas o contingenciamento, na forma como apresentado, representa um grande impacto na execução de nossas atividades, muito além do que nós conseguimos contornar”, justifica o diretor do Campus, Alcione Benacchio.

Em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade

Todos os anos, os alunos dos Institutos Federais são destaque no Enem, com as melhores notas em redação e em outras disciplinas. Outros exames atestam a excelência dos IFs. A principal avaliação da educação básica do mundo – o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), aponta que, se fosse um país, a Rede Federal estaria entre os primeiros colocados nas áreas analisadas. Em Leitura, ficaria na 2ª posição, atrás apenas de Singapura. Já em Ciências, conquistaria o 11º lugar, à frente da Coreia do Sul, Estados Unidos e Alemanha. Em Matemática, a nota ultrapassou a média geral do Brasil.

O IFPR possui 25 campi e um centro de referência e atende 30.228 estudantes, sendo 21.396 em cursos técnicos, 6.251 em graduação, 825 em pós-graduação e 1.756 em cursos de formação inicial e continuada (FIC).

O Campus Foz do Iguaçu conta, atualmente, com 1200 alunos matriculados em 14 cursos, distribuídos em diversas modalidades (técnico, superior, ead…). São 77 projetos de Pesquisa, Inovação e Extensão. Nossos alunos saem prontos para encarar o mundo do trabalho, conquistar vagas nas melhores universidades e contribuir para o desenvolvimento do país.

Topo