Início notícias IFPR realiza abraço simbólico em defesa da educação pública de qualidade

IFPR realiza abraço simbólico em defesa da educação pública de qualidade

O IFPR – Foz do Iguaçu realizará, na próxima segunda-feira (13), um ato em defesa da educação pública e de qualidade. Na ocasião, alunos, servidores, pais e representantes da sociedade realizarão um abraço em torno do Campus, simbolizando apoio à luta pela reversão do bloqueio de 30% do orçamento das instituições federais de ensino imposto pelo Ministério da Educação (MEC). O abraço será no intervalo, sem comprometer o andamento das aulas.

No IFPR, o bloqueio significa um impacto de R$ 20.895.166,00, o que, em média, corresponde a 36% do orçamento discricionário, em ações como custeio, investimento e expansão.

Na prática, o Instituto corre o risco de ficar sem recursos para vigilância, limpeza, manutenção, transporte. O pagamento das contas de energia elétrica e da água poderá ficar suspenso e, a longo prazo, pesquisas e projetos poderão ser paralisados.

“Sabíamos que haveria uma redução no orçamento, mas imaginávamos que fazendo alguns ajustes seria possível seguir em frente, buscar alternativas, como parcerias público-privadas. Mas o contingenciamento, na forma como apresentado, representa um grande impacto na execução de nossas atividades, muito além do que nós conseguimos contornar”, justifica o diretor do Campus, Alcione Benacchio.

Em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade

Todos os anos, os alunos dos Institutos Federais são destaque no Enem, com as melhores notas em redação e em outras disciplinas. Outros exames atestam a excelência dos IFs. A principal avaliação da educação básica do mundo – o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), aponta que, se fosse um país, a Rede Federal estaria entre os primeiros colocados nas áreas analisadas. Em Leitura, ficaria na 2ª posição, atrás apenas de Singapura. Já em Ciências, conquistaria o 11º lugar, à frente da Coreia do Sul, Estados Unidos e Alemanha. Em Matemática, a nota ultrapassou a média geral do Brasil.

O IFPR possui 25 campi e um centro de referência e atende 30.228 estudantes, sendo 21.396 em cursos técnicos, 6.251 em graduação, 825 em pós-graduação e 1.756 em cursos de formação inicial e continuada (FIC).

O Campus Foz do Iguaçu conta, atualmente, com 1200 alunos matriculados em 14 cursos, distribuídos em diversas modalidades (técnico, superior, ead…). São 77 projetos de Pesquisa, Inovação e Extensão. Nossos alunos saem prontos para encarar o mundo do trabalho, conquistar vagas nas melhores universidades e contribuir para o desenvolvimento do país.