IFPR realiza I Seminário de Gênero e Sexualidade – Campus Foz do Iguaçu

Notícias

IFPR realiza I Seminário de Gênero e Sexualidade

Publicado em

Copiado!

O Instituto Federal do Paraná – Campus Foz do Iguaçu promoveu, nos dias 14 e 15 de agosto, o I Seminário de Gênero e Sexualidade (I SeGeX). O evento teve por objetivo promover um debate acadêmico e científico ligado a questões sobre Gênero, Sexualidade e Direitos Humanos envolvendo alunos e especialistas.

A programação incluiu palestras, mesas redondas e oficinas e foi organizada pelos professores do Ensino Médio Integrado, com o apoio do Grêmio Estudantil e dos próprios estudantes, que suscitaram o desejo de aprofundar o conhecimento acerca destes temas.

A ideia é que estas temáticas possam ser tratadas com a devida seriedade e baseadas em pesquisas acadêmicas, visto que são assuntos muitas vezes abordados com base no senso comum e com visões carregadas de preconceitos. Além disso, os assuntos são conteúdos da matriz curricular do IFPR e também de processos seletivos como o Enem e os vestibulares”, explica o professor Luiz Henrique Pastore de Oliveira, um dos coordenadores do evento.

Esta primeira edição do SeGex apresentou reflexões de pesquisadores que estudam os temas abordados e trouxe, ainda, experiências de transexuais que vivenciam as consequências da LGBTfobia. “O conhecimento científico e a sensibilização são instrumentos poderosos para minimizar preconceitos, incitar a paz e reduzir os alarmantes índices brasileiros de feminicídio e assassinato de homo e transexuais”, ressalta o professor Franco Ezequiel Harlos, também coordenador do evento.

PROGRAMAÇÃO – A abertura do I SeGeX contou com uma fala de boas-vindas do diretor-geral do Campus, Nelson de Castro Neto, seguida pela participação de integrantes do Grêmio que leram alguns dados estatísticos relacionados a crimes motivados pelo preconceito de gênero, destacando, entre outras coisas, que o Brasil é o país que mais mata pessoas da comunidade LGBT no mundo.

No transcorrer do evento, os alunos assistiram a palestras como a do professor Guilherme Popolin (UEL), intitulada “Memes políticos: lesbo/homo/transfobia e orgulho LGBT”; a do professor Marcos de Jesus Oliveira (UNILA), enfocando “Crimes de ódio contra os LGBT no Brasil” e a da professora Lorena Rodrigues Tavares de Freitas (UNILA), abordando “A desconstrução do gênero feminino e o preconceito contra mulheres lésbicas”.

Outro destaque foi a mesa redonda “Transexualidade e trajetórias de vida” com Antonella Gessi, a assistente social Patrícia Vicente Dutra e a psicóloga  da defensoria pública Naira Frutos González.

, mulheres trans de Foz do Iguaçu e Lara Vian, aluna transsexual do IFPR de Cascavel, que bateram um papo com as alunas e os alunos e contaram suas experiências enquanto pessoas trans na sociedade atual.

Houve, também, as oficinas “Gênero e Equidade”, ministrada pelas alunas da Unila Ana Luisa Hickmann, Ingrid Nascimento Euclides, Cynthia Jazmín Luna Montalbetti e “Direitos Humanos: uma perspectiva de Gênero/Sexualidade”, conduzida pela advogada e mestranda Stephany D. Pereira Mencato.

Topo