Seu browser não suporta JavaScript!

Portal Portal Padrão Barra de Identidade Visual do Governo Federal na Internet - APLICAÇÃO do Governo Brasileiro
Página Principal » Menu Institucional » Centro de Línguas - CELIF » IDIOMAS SEM FRONTEIRAS – IsF

IDIOMAS SEM FRONTEIRAS – IsF

           O que é o Programa Idiomas sem Fronteiras?

É uma iniciativa do Governo Federal que tem como objetivos principais propiciar a formação e a capacitação de alunos de graduação, de pós-graduação, do ensino técnico, bem como os servidores das instituições públicas para os exames linguísticos exigido para o ingresso em universidades anglófonas.

Além disso, o Programa IsF visa propiciar uma formação e/ou capacitação em língua inglesa (presencial e virtual) dos estudantes brasileiros, de modo que tenham novas experiências profissionais e educacionais. Conferindo-lhes, também, oportunidades de mobilidade internacional para o desenvolvimento de projetos de pesquisa, estudos e treinamentos em instituições de excelência no exterior.

Primordialmente, o IsF busca auxiliar o processo de internacionalização das instituições, contribuindo para o aperfeiçoamento linguístico e para o desenvolvimento dos centros de línguas.

                                                                    O que o Programa oferece?

·        Diagnóstico do nível de proficiência em língua inglesa;

·        Módulos de aprendizagem on-line;

·         Módulo de ensino presencial (que depende da articulação entre os centros de línguas e o NucLi-IsF).

·        Exames internacionais (TOEFL ITP (Test of English as a Foreign Language – Institutional Test Program), que poderá ser aplicado aos servidores (docentes e técnicos) das instituições credenciadas, aos graduandos e pós-graduandos de cursos stricto sensu; e o TOEIC Bridge (Test of English for International Communication), que poderá ser aplicado aos alunos do Ensino Médio e Pós-Médio, aos alunos dos cursos FIC (Formação Inicial e Continuada), bem como aos TAES (Técnicos em Assuntos Educacionais) e discentes do Mestrado Profissional.

·        Incentivo à internacionalização, que integra as dimensões global, intercultural e internacional aos propósitos da instituição (ensino, pesquisa, extensão e inovação).

                                            O que é necessário para que o meu Campus usufrua do programa?

O  IFPR já está inscrito no programa. Sendo assim, os servidores (docentes e técnicos) e discentes da instituição já têm acesso ao MEO (My English Online), que poderá ser executado de forma autônoma ou por meio de Tutoria, a qual será organizada nas próximas semanas pela equipe de trabalho centro de línguas e NucLi-IsF. Também, os CELIFs locais poderão fazer uso de cursos disponíveis no Programa para ofertas de cursos presenciais.

Além dessas possibilidades, em breve, serão lançados editais de chamada interna para aplicação dos exames internacionais, os quais obedecerão a um cronograma, que também está sendo organizado pela esquipe).

A comunidade acadêmica, em especial, os professores de línguas, será informada sobre todos os procedimentos, capacitações e workshops que deverão acontecer nos próximos meses.

Pelo exposto, o IsF se configura como uma ação Política Educacional Linguística, que visa criar práticas linguísticas em instituições educacionais, como o IFPR.

Para informações sobre o IsF, acesse: http://isf.mec.gov.br/#

 

« « DOCUMENTOS   EDITAIS » »