Curso Técnico em Informática realiza mesa-redonda – Campus Foz do Iguaçu

Curso Técnico em Informática realiza mesa-redonda

Evento ocorreu na última sexta-feira (16) e foi marcado por relatos de experiências de ex-alunos e debate sobre os desafios e expectativas quanto à profissão.

“A maioria dos alunos que ingressa no curso de Informática entra com uma visão limitada, pensando que vai aprender, exclusivamente, a consertar computadores”. É assim que o professor do Curso Técnico em Informática – Campus Foz do Iguaçu, Itamar Nieradka, justifica a necessidade se promover eventos que ajudem a esclarecer os alunos novatos sobre as diversas possibilidades do curso. Com esse objetivo, foi realizada, na manhã da última sexta-feira (16), uma mesa redonda envolvendo relatos de experiência de três alunos egressos e de um aluno do quarto período do Curso Técnico em Informática – Campus Foz do Iguaçu. Além do professor Itamar, o evento foi idealizado e organizado pelos professores Jésus Segantini e Evandro Cantú.

Na ocasião, os convidados que compuseram a mesa falaram sobre suas inseguranças, dificuldades e êxitos ao longo de sua trajetória acadêmica e profissional. “Minha intenção aqui é encorajar os alunos a persistirem no curso, porque vale muito a pena. Tudo o que aprendi no curso técnico tem facilitado minha vida na universidade e me ajudado no meu trabalho”, destaca o ex-aluno Moisés Weizemann Ribeiro, que atualmente está cursando o 3º período de Ciência da Computação na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e trabalhando numa empresa em Medianeira.

Os perfiis dos participantes, bem como suas experiências, foram bastante diversificados, dando uma ótima ideia sobre as potencialidades que a capacitação técnica em Informática tem a oferecer. O ex-aluno Gustavo Vieira, por exemplo, está trilhando a trajetória acadêmica. Formado em Ciência da Computação pela Universidade do Oeste do Estado do Paraná (Unioeste), hoje ele cursa o Mestrado em Engenharia Elétrica e Computação pela Unioeste e já faz planos para o doutorado. Já João Pedro dos Santos Thomé, da turma de 2013, formou-se em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo IFPR e, em 2014, foi aprovado num concurso público para Técnico em Tecnologia da Informação da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila). Outra inspiração é o estudante do 4o período do curso Técnico em Informática, Brian Ramirez, que está tendo oportunidade de estagiar no Parque Tecnológico Itaipu.

Gustavo, como os outros debatedores, lembrou aos alunos mais jovens da importância de se valorizar as oportunidades oferecidas pelos projetos de Pesquisa e Extensão desenvolvidos ao longo do curso. “Vocês têm o privilégio de contar com uma equipe super competente de professores, com um ensino de excelência, gratuito e de qualidade. Se vocês aproveitarem as oportunidades e se dedicarem, com certeza serão bem sucedidos na área que escolherem”, ressaltou.

Os depoimentos dos egressos foram bastante elogiados pelos professores presentes e despertaram grande interesse por parte dos alunos, que aproveitaram o debate para esclarecer suas dúvidas e se inspirarem. “O evento me ajudou muito. Estava desmotivada e sem perspectivas sobre a realidade profissional da área. Agora vejo que muitos dos conteúdos que parecem inúteis serão usados no futuro. Ouvindo eles falarem, vejo que tenho vários caminhos pra poder trilhar”, justificou a aluna do primeiro ano, Ana Caroline Silva dos Santos.

A expectativa da equipe de professores do Curso Técnico em Informática é de que outros eventos como este possam ser realizados no futuro para outras turmas que ingressarem na instituição.