Projeto do Técnico em Meio Ambiente concilia saúde e sustentabilidade – Campus Foz do Iguaçu

Projeto do Técnico em Meio Ambiente concilia saúde e sustentabilidade

Alunos voluntários do Projeto “Horta orgânica no IFPR Campus Foz do Iguaçu: cultivando saúde e sustentabilidade” realizaram nova colheita e trocaram os produtos obtidos por contribuições simbólicas. O valor arrecadado é destinado para a compra de mudas, sementes e ferramentas para trabalhar na própria horta.

O projeto desenvolvido pelo curso Técnico em Meio Ambiente busca contribuir para desenvolver, junto aos alunos, um laboratório vivo, capaz de fornecer as bases para uma educação ambiental e alimentar de qualidade e estreitar relações por meio do trabalho coletivo.

Sob coordenação da professora Kayla Garmus desde 2017, a horta orgânica conta com hortaliças, plantas medicinais e ervas aromáticas. Desde o preparo do solo, até a colheita, os alunos receberam orientações sobre o cultivo orgânico, o controle biológico de pragas e a importância da agricultura sustentável.

“Desde que entrei no curso, queria me envolver em um projeto no qual eu pudesse aprender de forma prática e complementar a teoria. Assim, o projeto da Horta foi muito positivo para mim”, destaca a estudante do 1º ano, Maria Eduarda Timos.

“A horta orgânica ajuda, entre outras coisas, a complementar os conteúdos dados pela disciplina de Agroecologia, que é muito mais interessante quando trabalhada numa área de plantio. O projeto contempla, ainda, a área da saúde, porque ensinar e estimular os alunos a produzirem e consumirem produtos orgânicos é também uma preocupação do curso de Meio Ambiente”, ressalta a coordenadora Kayla Garmus.