Projeto de horta orgânica do IFPR Foz concilia saúde e meio ambiente – Campus Foz do Iguaçu

Projeto de horta orgânica do IFPR Foz concilia saúde e meio ambiente

Projeto desenvolvido pelo curso Técnico em Meio Ambiente “Horta orgânica no IFPR Campus Foz do Iguaçu: cultivando saúde e sustentabilidade” fará novo plantio em agosto.

Contribuir para desenvolver, junto aos alunos, um laboratório vivo, capaz de fornecer as bases para uma educação ambiental e alimentar de qualidade e estreitar relações por meio do trabalho coletivo. Esse é o objetivo do projeto desenvolvido pelo curso Técnico em Meio Ambiente “Horta orgânica no IFPR Campus Foz do Iguaçu: cultivando saúde e sustentabilidade”.

Em junho deste ano, voluntários e alunos das turmas do 1o e 2o ano do curso, sob coordenação das professoras Kayla Garmus e Fernanda Rubio, plantaram mudas de hortaliças como alface, salsinha, rúcula e acelga e cultivaram uma horta em forma de mandala com plantas medicinais e ervas aromáticas. Desde o preparo do solo, até a colheita, os alunos receberam orientações sobre o cultivo orgânico, o controle biológico de pragas e a importância da agricultura sustentável.

A horta orgânica ajuda, entre outras coisas, a complementar os conteúdos dados pela disciplina de Agroecologia, que é muito mais interessante quando trabalhada numa área de plantio. O projeto contempla, ainda, a área da saúde, porque ensinar e estimular os alunos a produzirem e consumirem produtos orgânicos é também uma preocupação do curso de Meio Ambiente”, ressalta a coordenadora do Projeto, Kayla Garmus.

Feira Orgânica – Os bons frutos vieram no final de julho, quando os participantes do Projeto realizaram a colheita e trocaram os produtos obtidos pelo cultivo orgânico na I Feira Orgânica do IFPR por contribuições simbólicas. O valor arrecadado já está sendo utilizado para a compra de mudas, sementes e acessórios para trabalhar na horta.

A expectativa da coordenação é realizar um novo plantio ainda neste mês de agosto. Assim, com o envolvimento de novos voluntários e alunos participantes, o projeto se renova e o vínculo entre educação, saúde e meio ambiente se fortalece.